A Hyundai começou a vender no Brasil, nesta quinta-feira (10), a nova geração do Creta, que estreou primeiro na Ásia, no começo de 2024.

SUV compacto mais vendidos no varejo no nosso país nos últimos dois anos, o novo Hyundai Creta traz um desenho totalmente renovado, melhorias na motorização e novos recursos de conforto e tecnologia.

As versões com motor 1.0 turboflex GDI, de 120 cv, mantiveram o mesmo preço da geração anterior, enquanto a nova versão top de linha Ultimate, com motor 1.6 turbo, a gasolina, de 193 cv, teve um acréscimo de apenas R$ 2,1 mil em relação ao modelo anterior, que contava com motor 2.0 aspirado.

Novo Creta (versões e preços):

  • Novo Creta Comfort 1.0 TGDI: R$ 141.890
  • Novo Creta Limited 1.0 TGDI: R$ 156.490
  • Novo Creta Platinum 1.0 TGDI: R$ 172.690
  • Novo Creta N Line 1.0 TGDI: R$ 182.090
  • Novo Creta Ultimate 1.6 TGDI: R$ 189.990 

Um SUV realmente novo

O novo Creta apresenta grade frontal, para-choque, skidplate e capô remodelados, além do chamativo conjunto óptico com faixa em LED e setas sequenciais.

As linhas laterais do veículo ganharam vincos mais marcantes e as rodas de liga leve, com novos desenhos e acabamentos, variam de 16 a 18 polegadas, dependendo da versão. 

Na traseira, também tudo novo no Creta. O desenho polêmico deu lugar a um novo conjunto de lanternas, mais sóbrio e horizontal, também com uma barra iluminada em LED. Do para-choque à tampa do porta-malas, tudo foi remodelado no modelo.

A versão esportiva N Line se diferencia das configurações restantes pelo desenho da grade frontal e também pelo acabamento interno esportivo com detalhes como pedaleiras cromadas e bancos, volante e manopla do câmbio com costura vermelha.

Interior renovado

Internamente, a principal novidade do Creta agora é o painel de instrumentos de 10,25 polegadas unificado a tela multimídia, de mesmo tamanho. Ele é 100% digital nas versões mais caras, e mais simples, idêntico ao das versões Platinum do HB20, nas variante de entrada.

O novo Creta inclui detalhes em soft touch e diversas combinações de cores. As versões mais sofisticadas do SUV ganharam bancos em couro sintético com ventilação para o motorista e ajuste elétrico.

O ar-condicionado automático e digital passa a ser de duas zonas. Atrás, o modelo ganhou um apoia-braço central com porta-copos, além de uma tomada USB-C.

Segurança e tecnologia

A nova geração do Hyundai Creta conta com o pacote de segurança Hyundai SmartSense, que inclui câmera 360°, sistema de frenagem autônoma e assistentes de permanência em faixa.

Na versão top de linha, o modelo agora agrega novas tecnologias: assistente de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro, além de alerta de saída segura, que evita acidentes ao abrir a porta do motorista ou do passageiro.

Todas as versões do SUV são equipadas com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e diversos recursos como controle de estabilidade e tração.

A conectividade é garantida pelo sistema Bluelink, que permite rastreamento do veículo e comandos via aplicativo. Comandos de voz também foram incorporados, permitindo interação com o sistema sem desviar a atenção da condução.

Motorização e desempenho

As versões Comfort, Limited, Platinum e N Line mantêm o motor 1.0 turboflex GDI, de 120 cv, que apresenta melhorias de consumo, segundo a Hyundai, todas equipadas com câmbio automático de seis marchas.

Já a nova motorização 1.6 turbo GDI, disponível apenas na versão Ultimate, faz do novo Creta o SUV compacto mais potente à venda no Brasil, com 193 cv, e funciona acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem de sete velocidades.

O Creta segue oferecendo três modos de condução, acionados por meio de um novo comando giratório no console central: Eco, Comfort e Sport. O SUV vem com freio de mão eletrônico e função Auto Hold.

Hyundai Creta Ultimate 1.6 TGDI

Motor: 1.6 turbo 16V, quatro cilindros em linha, a gasolina
Potência máxima: 193 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 27 kgfm a 1.700 rpm
Câmbio: Automático com 7 marchas; tração dianteira
0 a 100 km/h: 7,8 segundos
Velocidade máxima: 210 km/h
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 215/55 R18
Peso: 1.355 kg
Tamanho: 4,33 m (C); 1,79 m (L); 1,63 m (A); 2,61 m (entre-eixos)
Porta-malas: 422 L
Tanque: 50 L
Consumo (fabricante): 11,9 km/L (cidade); 13,5 km/L (estrada)