A Great Wall Motors (GWM) confirmou para maio de 2025 o início de produção em sua primeira fábrica no Brasil. A unidade fabril, localizada em Iracemápolis (SP), antiga fábrica da Mercedes-Benz, terá capacidade inicial de produzir 20 mil veículos por ano, com potencial de expansão para 50 mil unidades.
A produção local será focada inicialmente no SUV híbrido Haval H6, um dos modelos de maior sucesso da marca no mundo. A GWM investirá em componentes nacionais, como pneus, rodas, bancos e vidros, além de realizar a pintura dos veículos na própria fábrica.
A empresa também planeja exportar parte da produção para outros países da América Latina. As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico em entrevista com Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM Brasil.
Criação de empregos
A chegada da GWM ao Brasil trará um impacto positivo para a economia local, com a geração de cerca de 1.000 novos empregos diretos. A empresa iniciou o processo de contratação em outubro de 2024 e os colaboradores passarão por treinamento interno com o apoio do Senai.
Segundo Bastos, os veículos produzidos na fábrica brasileira serão inicialmente apenas movidos a gasolina, mas a empresa já trabalha em parceria com a Bosch para desenvolver a motorização flex para o Haval H6.