SÃO PAULO*. A Geely apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (30), o Geely EX5, o primeiro SUV 100% elétrico da montadora chinesa no Brasil. Com isso, a empresa dá o start na sua operação no mercado brasileiro nesse segmento.
A apresentação ocorreu em São Paulo, no Jockey Club. A pré-venda já havia sido iniciada no mês passado, com o primeiro lote de 300 unidades. Agora, com o lançamento, a versão Pro sai a partir de R$ 205,8 mil, e o EX5 Max, por R$ 225,8 mil.
A primeira concessionária da marca fica em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Outros 22 pontos de vendas serão instalados no país até o fim do ano. Lotado de tecnologia, o SUV elétrico chega para abrir o mercado brasileiro para a Geely e é uma das vitrines globais da marca, além de fazer parte da estratégia global da empresa de ingressar no Brasil.
O lançamento vai ao encontro do crescimento dos carros elétricos no país. No primeiro semestre, foram licenciados 30.483 carros elétricos (BEVs), um aumento de 33% em comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Como é o Geely EX5?
O Geely EX5 tem motor elétrico que entrega 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, além de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) com capacidade de 60,22 kWh. Isso permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 s.
Segundo dados do Inmetro, a autonomia máxima declarada é de até 413 km com uma carga completa. Para conseguir recarregar 100%, o tempo estimado é de seis horas em um Wallbox de 11 kW (corrente alternada).
Em estações de recarga rápida (corrente contínua), o tempo estimado para carregar de 30% a 80% da bateria é de aproximadamente 20 minutos.
“Esse lançamento marca o início de uma nova era na mobilidade elétrica. O EX5 alia conforto, sofisticação, eficiência e segurança. A eficiência energética alcança os melhores coeficientes aerodinâmicos da categoria. É um carro global que chega como referência ao Brasil, que é carente de um modelo com maior espaço e autonomia. É um produto que apresenta uma solução ao mercado brasileiro”, destacou o head de produtos da Geely, Jefferson Antunes.
Com uma distância entre-eixos de 2,75 m, o EX5 tem 67% de taxa de aproveitamento do espaço interno. O veículo é equipado com diversos sistemas tecnológicos que, juntamente com inteligência artificial, contribuem para uma experiência intuitiva e versátil.
Entre os recursos, há, no interior, dois painéis de alta definição: um de 15 polegadas, ao centro, e outro de 10,2 polegadas atrás do volante, para que o motorista não desvie o olhar da estrada.
Há ainda um sistema de comando de voz com mais de 200 funções — desde a abertura do teto solar até outras configurações. Os bancos trazem funções de ventilação e até massagem. Já o porta-malas tem capacidade para até 1.877 litros.
A Geely não revelou a expectativa de vendas nem projeções, mas garante que conseguirá suprir a demanda. “Estamos totalmente preparados para atender ao mercado e ao ciclo natural de pedidos”, afirmou Maurício Silveira Júnior, head de vendas da rede.
Parceria com a Renault
Mesmo com o crescimento do segmento de veículos elétricos no Brasil, a infraestrutura do país ainda carece de investimentos. Um exemplo são os pontos de recarga, sendo ainda hoje deficitários em várias regiões.
“A autonomia estimada é um dos diferenciais do EX5, com recarga rápida. Então, 413 km é acima do que os concorrentes oferecem para o segmento. Inclusive, a versão Pro já é super completa, com uma bateria expandida que oferece competitividade para garantir autonomia”, declarou Jefferson Antunes.
“Além disso, com nosso plano de redes de concessionárias e presença nacional em 18 grandes centros, temos mais de 700 pontos de recarga no país”, completou Maurício Silveira Júnior. “Sem contar o pós-venda, que assegura total assistência ao cliente. Estamos totalmente preparados”, acrescentou.
Para isso, a Geely se juntou à Renault, tanto no quesito vendas (uso de concessionárias) quanto no pós-venda. A empresa francesa ficará responsável pela assistência e fornecimento de peças.
“Enviamos nossas equipes para a China para treinamento, e estamos capacitados para solucionar os problemas que possam surgir, das mais diversas complexidades, em um patamar de excelência e satisfação para os clientes. Além disso, com uma logística específica, o transporte de peças levará apenas um dia útil”, garantiu Renan Nishioka, diretor de pós-vendas da Renault.
Brasil lidera mercado na América Latina
Em 2024, das 418 mil unidades de veículos elétricos comercializadas na América Latina, o Brasil foi responsável por 42% das vendas, liderando o mercado na região.
Somando todos os modelos, o segmento de eletrificados foi responsável por 8% das vendas domésticas no primeiro semestre deste ano, incluindo automóveis e comerciais leves.
Conforme dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), foram comercializadas 15.525 unidades de veículos leves eletrificados no Brasil, totalizando mais de 86.849 vendas no primeiro semestre — um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2024.
Entre janeiro e junho de 2025, o país contou com 57 fabricantes atuando no segmento de eletrificados, oferecendo um total de 293 modelos — um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando havia 39 fabricantes e 225 modelos disponíveis, de acordo com a ABVE.
* O repórter viajou a convite da montadora.