A Fiat está prestes a lançar no mercado brasileiro as versões micro-híbrida (MHEV) dos modelos Pulse e Fastback. Os veículos com a inédita tecnologia Bio Hybrid, que já está em produção no Polo Automotivo de Betim, serão apresentados oficialmente em novembro e prometem maior eficiência e menos emissões de poluentes.

O perfil @stellantis_clube vazou no Instagram fotos do que seriam o novo painel de instrumentos do Fiat Fastback micro-híbrido. Nele, aparece a inédita tela que mostra o fluxo e o nível de energia da nova bateria da inédita versão do SUV. 

O sistema MHEV da Fiat será acoplado ao motor 1.0 turboflex, que entrega 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Ainda não há informações oficiais sobre qual será o ganho de potência ou torque com a nova motorização micro-híbrida.

Como funciona o sistema micro-híbrido?

O sistema MHEV da Fiat utilizará um motor elétrico de 4 cv que auxiliará o motor a combustão, proporcionando maior eficiência e reduzindo o consumo de combustível. Essa tecnologia funciona em conjunto com uma bateria de íons de lítio localizada sob o banco do motorista.

Este novo motor elétrico não movimentará as rodas diretamente, mas sim auxilia o motor a combustão em momentos como arrancadas e retomadas, além de recuperar energia durante as frenagens.

Essa tecnologia permite reduzir as emissões de poluentes, especialmente durante a fase fria do motor, sendo os 3 minutos iniciais após dar a partida no carro.

Consumo até 18% melhor com etanol?

De acordo com informações divulgadas pelo mesmo perfil, mas não confirmadas pela Stellantis, o Fastback micro-híbrido promete um consumo de combustível significativamente menor em relação às versões a combustão. 

Na cidade, a média de consumo com etanol deve melhorar de 8,1 km/L para 9,6 km/L (+18,5%), enquanto com gasolina a melhora é de 11,3 km/L para 12,6 km/L. Na estrada, a economia também promete ser interessante, com aumento de 9,7 km/L para 10,9 km/L com etanol. Com gasolina, deve permanecer o mesmo, de 13,9 km/L.