Após 16 anos de produção, o Renault Logan, um dos sedãs mais populares do Brasil, chega ao fim de sua jornada. A montadora francesa confirmou o encerramento da produção do modelo em outubro, e as últimas unidades já estão sendo comercializadas nas concessionárias.
O Logan, conhecido por seu amplo espaço interno, porta-malas generoso e baixo custo, conquistou o coração de muitos brasileiros ao longo dos anos. Sua história no Brasil começou em 2007, quando a Renault apostou em um modelo simples e eficiente para atender às necessidades do mercado nacional.
O fim de uma era
A decisão de encerrar a produção do Logan faz parte da nova estratégia da Renault, que busca focar em veículos mais rentáveis e SUVs. O CEO global da marca, Luca de Meo, já havia anunciado em 2021 a intenção de abandonar modelos mais baratos.
Com o fim do Logan, a Renault fica sem um sedã em sua linha de produtos no Brasil pela primeira vez desde o ano 2000. A montadora ainda não confirmou planos para lançar um novo modelo no segmento.
Um legado de sucesso
O Logan deixa um legado de sucesso no mercado brasileiro. Ao longo de sua trajetória, o modelo passou por diversas atualizações e ganhou novas versões, sempre se adaptando às necessidades dos consumidores.
Em seu lançamento, o Logan chegou ao mercado brasileiro equipado com os motores 1.0 16V e 1.6 16V, ambos associados a um câmbio manual de cinco marchas. Pouco tempo depois, a Renault adicionou à gama o motor 1.6 8V, uma opção mais acessível para quem buscava um carro com menor custo de manutenção.
Ao longo dos anos, o Logan recebeu diversas atualizações em sua mecânica. O motor 1.6 16V, que havia sido descontinuado, retornou em 2011, agora acompanhado de um câmbio automático de quatro marchas, proporcionando mais conforto ao dirigir. Em 2014, o modelo ganhou o polêmico câmbio automatizado Easy'R, disponível para a versão 1.6 8V.
Câmbio CVT: a última grande novidade
Em 2016, o Logan passou por uma grande transformação, adotando a família de motores SCe, mais moderna e eficiente. Os novos motores 1.0 de três cilindros e 1.6 de quatro cilindros, além de oferecerem mais potência e torque, contribuíram para a redução do consumo de combustível.
A última grande novidade mecânica do Logan ocorreu em 2019, com a introdução do câmbio CVT. Associado a uma suspensão elevada, o CVT proporcionou ao Logan um rodar mais suave e silencioso.