.O SUV cupê desembarca no país com o visual atualizado e novidades na lista de equipamentos. A fabricante decidiu trazê-lo apenas na versão Performance Black por R$ 774.990, mas a conta pode chegar aos R$ 848.990 se o carro vier com todos os opcionais.

Design

A mudança mais expressiva no design está na grade hexagonal, que forma a nova identidade visual da marca alemã em conjunto com os detalhes em cinza no para-choque. Como parte do pacote de equipamentos, o logotipo das quatro argolas foi modernizado e o nome Q8 agora é grafado na cor preta.

Difusor de ar

Atrás, uma barra horizontal feita em alumínio une as lanternas. Na parte inferior do para-choque agora existe um difusor de ar com desenho mais agressivo e a saída dupla de escapamento volta a ser funcional.

Novas opções de cores

Nada muda nas dimensões do Q8. Isso significa que ele tem 4,99 metros de comprimento, 2,19 metros de largura, 1,70 metros de altura e 3 metros de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 605 litros com os bancos na posição normal, chegando a 1.755 litros com o banco de trás rebatido. Já o tanque de combustível é de 85 litros.

Cores

A gama de cores disponíveis vem com novidades. Além das já conhecidas Branco Carrara, Azul Waitomo, Branco Geleira, Prata Satélite, Preto Mito e Cinza Daytona, o novo Q8 ganha as novas opções Azul Ascari, Bege Ouro Sakhir e Vermelho Chili.

Poucas novidades por dentro

A cabine teve mudanças mais discretas. Na versão Performance Black, os bancos esportivos são bem envolventes e vêm com duas opções de cores (preto e cinza). Existem três telas espalhadas pelo interior: a do painel de instrumentos tem 12,3 polegadas e a da central multimídia é de 10,1 polegadas, sendo que ambas não foram modificadas. A terceira tela é de 8,6 polegadas e reúne os comandos de climatização.

Motorização não muda

O motor permanece sendo o 3.0 V6 de 340 cv e 50,9 kgfm de torque máximo. O conjunto ainda tem um sistema elétrico de 48 volts que faz do novo Q8 um SUV híbrido leve. Com isso, em velocidades entre 55 km/h e 160 km/h, o carro pode rodar com o motor desligado por até 40 segundos quando o motorista tira o pé do acelerador.

Oito velocidades

A transmissão é automática de oito marchas e a tração integral quattro também é item de fábrica. Números divulgados pela Audi informam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos (ou 0,3 segundo mais rápido devido a uma atualização de software) e velocidade máxima de 210 km/h.

Sobram assistências de segurança de fábrica

Como falamos no começo, o novo Q8 é importado para o Brasil apenas na versão Performance Black. A lista de equipamentos de série inclui itens como suspensão a ar, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de troca de faixa, alerta de tráfego traseiro, câmera com visão em 360 graus, piloto automático adaptativo com função anda-e-para, assistente ativo de permanência em faixa de rolamento, lanternas em OLED com quatro opções de design, sistema de estacionamento semiautônomo, alerta de saída segura da cabine e fechamento das portas assistido.

Opcional com preço salgado

A Audi oferece quatro opcionais. Os faróis LED Matrix saem por R$ 26 mil e vem com a função de laser que aumenta o alcance do farol alto a partir de 70 km/h. O head-up display custa R$ 16 mil adicionais, enquanto as capas dos espelhos retrovisores em fibra de carbono podem ser adquiridas por R$ 8 mil. O opcional mais caro é o sistema de câmera de visão noturna, também conhecido como Night Vision Assist. Por ele, a Audi pede nada menos do que R$ 74 mil.