A busca por comodidade e a crescente popularidade dos veículos elétricos têm gerado um debate acalorado sobre o uso adequado das vagas exclusivas para carregamento.
Nos Estados Unidos, uma prática inusitada e controversa tem viralizado nas redes sociais: a venda de portas de carregamento falsas para carros a combustão.
@goodbuy.ai “You deserve a nice parking spot” Now shipping PrankPort: the Fake EV Charging Port #prankport #evcharging #teslasupercharger #fakeevcharging #j1772 ♬ original sound - GoodBuy.ai
Essas peças, geralmente impressas em 3D e com design realista, são fixadas magneticamente na carroceria, dando a impressão de que o veículo está conectado a uma estação de carregamento.
A ideia, segundo os fabricantes, é proporcionar "reações hilárias" e enganar outros motoristas. No entanto, a prática dos espertinhos tem causado indignação entre os donos de carros elétricos.
Falta de educação já se repete no Brasil
A utilização de carregadores falsos para ocupar vagas exclusivas tem diversas consequências negativas. Afinal, donos de veículos elétricos enfrentam dificuldades para encontrar locais para carregar seus carros.
Embora o novo "produto" seja mais comum nos Estados Unidos, casos semelhantes já foram relatados no Brasil. Em diversos shoppings e malls de grandes cidades, é possível flagrar carros a combustão estacionados em vagas exclusivas para elétricos e híbridos plug-in, com ou sem o uso de carregadores falsos.