NOVIDADE

ZF revoluciona design de volantes com novo airbag superior

Novo airbag acionado na parte superior do volante oferece mais liberdade de design sem comprometer a segurança; novidade abre espaço para peça ter até telas de LED

Por Igor Veiga
Publicado em 10 de junho de 2024 | 15:43
 
 
 

A ZF Lifetec, divisão de sistemas de segurança passiva da ZF, acaba de apresentar um inovador airbag para volantes, sendo acionado a partir da parte superior do volante.

Esta novidade permite um design mais flexível e moderno, rompendo com a tradição de décadas em que os airbags eram posicionados no centro dos volantes.

Como funciona o novo airbag da ZF?

Em caso de colisão, o airbag é acionado da parte superior do volante e se expande abaixo do aro superior em direção ao motorista.

Segundo a ZF, este novo design mantém a segurança dos ocupantes enquanto oferece novas possibilidades para o design do cubo central do volante.

Volantes com telas

O primeiro volante da ZF Lifetec com este novo airbag apresenta um painel preto brilhante que atravessa o centro das rodas, mantendo os botões da buzina no centro.

Este design simples e organizado abre caminho para novas inovações, como controles sensíveis à força ou até mesmo a incorporação de uma tela no centro do volante.

Além disso, o novo volante da ZF pode ser equipado com tecnologia de detecção sob o couro, que monitora se o motorista está segurando o volante de maneira segura. 

Quando o novo volante chega ao mercado?

A ZF não informou se o novo design de airbag está pronto para produção em larga escala, nem especificou quando os novos veículos poderão apresentar este airbag superior.

No entanto, o avanço promete animar os designers de interiores automotivos que buscam eliminar os volantes tradicionais e volumosos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!