A Hyundai Mobis, divisão fabricante de autopeças da montadora coreana, deixou sua marca na CES 2024, em Las Vegas, ao revelar o revolucionário conceito elétrico Mobion.

O carro não apenas promete uma mobilidade elétrica de ponta, mas também se destaca por sua extraordinária facilidade de estacionamento, graças ao inovador sistema chamado e-Corner.

Mobion se desloca de lado e na diagonal

O Mobion apresentado pela Hyundai Mobis redefine a facilidade de estacionamento com seu sistema 'e-Corner', permitindo que as rodas do veículo esterçem a ponto de possibilitar movimentos laterais e diagonais, além de girar 360°. 

Veja a tecnologia do Mobion em ação:

Cada uma das quatro rodas do conceito elétrico é controlada individualmente, equipada com seu próprio motor elétrico. Isso não só viabiliza os movimentos desejados, mas integra funções de frenagem, direção e suspensão, proporcionando uma experiência de condução sem precedentes.

Novos recursos de direção autônoma

O conceito feito pela empresa ligada à Hyundai também introduz um sistema de direção autônoma orientado por três dispositivos de detecção e alcance de luz, conhecidos como lidar. Compacto e altamente preciso em curtas distâncias, esse equipamento eleva a segurança e a autonomia do veículo para um novo patamar.

O Mobion apresenta uma inovadora lâmpada para iluminação externa, capaz não apenas de iluminar o entorno, mas também de reconhecer pedestres e alertar o motorista sobre sua proximidade. Sinais luminosos no para-choque traseiro também informam os condutores sobre a presença de pessoas à frente.

Mobion pode redefinir o que conhecemos como 'baliza'

Projeção de trajeto

Além de todas essas inovações, o Mobion traz a função "Ground Projection", que ilumina a direção de deslocamento do veículo. Um recurso que não apenas aumenta a visibilidade, mas também acrescenta um toque futurista à experiência de condução.

Durante a CES 2024, a Hyundai não deu nenhuma pista de quando as novas tecnologias irão ganhar as ruas. No entanto, há de se esperar que, até 2030, o recurso de esterçamento independente das rodas já esteja presente nos veículos mais sofisticados da marca coreana, como os modelos da Genesis, a divisão de luxo da Hyundai.