Em evento institucional com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou nesta quinta-feira (11) um investimento de R$ 1,2 bilhão no complexo industrial de Gravataí (RS).

O montante será destinado à produção de um novo veículo Chevrolet em um segmento ainda inexplorado pela marca no Brasil. A fábrica de Gravataí receberá R$ 1,2 bilhão para a produção de um novo SUV e atualização dos modelos Onix e Onix Plus.

Esse investimento é parte do pacote de R$ 7 bilhões que a GM aplicará no Brasil entre 2024 e 2028, marcando o maior ciclo de investimentos da empresa no país.

Inédito SUV do Onix

O novo modelo, resultado do Projeto Carbon, será um SUV compacto posicionado abaixo do Tracker, concorrendo com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro crossover da Volkswagen, que tem sido chamado de "novo" Gol.

O lançamento do provável SUV da nova geração do Onix está previsto para 2026, com exportação para outros países da região. Segundo a GM, o projeto será totalmente nacional, sem o envolvimento da China, como aconteceu com a picape Montana.

Por enquanto, nenhuma imagem vazada ou esboço oficial do inédito SUV do Onix foi divulgado pela montadora. O que se tem, até então, são apenas projeções, como esta acima, especulada pelo designer automotivo Kleber Silva.

“Este novo carro será lançado em 2026 no Brasil e posteriormente exportado para a região, com o propósito de ampliar a linha Chevrolet. A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume e reforça o nosso compromisso com o Estado do Rio Grande do Sul”, explicou Chamorro.

Onix e Onix Plus renovados

Os investimentos também beneficiarão os modelos Onix e Onix Plus, já produzidos em Gravataí. A reestilização do hatch e do sedã compacto era aguardada e tem lançamento previsto para 2025 e 2026, respectivamente.

Uma das novidades será a atualização do motor 1.0 turbo com injeção direta, que deve aumentar a potência, reduzir o consumo e as emissões.

Futuro híbrido no Brasil?

A GM ainda não confirma a adoção de motores híbridos para a linha Onix, mas a tecnologia pode ser introduzida em um modelo mais caro e importado, como o Equinox híbrido plug-in.

Para a linha de entrada, a GM pode importar a tecnologia micro-híbrida do Chevrolet Monza, vendido na China, composta por um sistema de 48V e um gerador que entrega mais potência e torque, mas acionado em situações específicas.