O CEO da Smart na Europa, Dirk Adelmann, confirmou que a marca está desenvolvendo uma nova plataforma para um sucessor do Smart Fortwo, o icônico carro urbano elétrico de dois lugares da marca, subsdiária da Mercedes e da chinesa Geely.
A revelação foi feita em entrevista ao Automotive News Europe, onde Adelmann discutiu o projeto que utilizará a Electric Compact Architecture (ECA). O maior obstáculo para a produção do novo Fortwo, assim como de outros pequenos carros elétricos, é o custo.
Embora a joint venture entre a Mercedes-Benz e a Geely tenha desenvolvido a nova plataforma, ainda são necessárias parcerias para dividir os custos e viabilizar o projeto.
No Brasil, a Smart foi trazida pela Mercedes-Benz em 2009 e atuou por aqui até 2015, justamente com o Fortwo. Na Europa, o fim da produção do Fortwo, onde ele já era 100% elétrico, ocorreu em 2023.
“Dois meses atrás, começamos a trabalhar em uma nova plataforma dedicada para sustentar um futuro carro urbano Smart de dois lugares, mas precisamos de parceiros para tornar seu caso de negócios viável”, explicou Adelmann.
Busca por parcerias
Para minimizar os custos, a Smart já avaliou plataformas dentro do grupo que pudessem ser reduzidas para 2,70 a 2,80 m, mantendo um design premium e altos padrões de segurança. Conversas com outros fabricantes, incluindo a Renault, não resultaram em acordos concretos.
“Queremos manter a classificação de quatro ou cinco estrelas no teste de colisão no Euro NCAP, para funcionalidades ADAS como em nosso #1 e #3, para ter um alcance decente”, disse Adelmann. Ele ressaltou a necessidade de desenvolver uma nova plataforma própria para a Smart.
Demanda e expectativas
Adelmann destacou que há uma demanda por um veículo que combine as dimensões compactas e a manobrabilidade do antigo Fortwo com tecnologia elétrica e conectividade de ponta.
Embora não tenha fornecido detalhes sobre a produção, Adelmann deixou claro que o novo Smart #2 será um carro premium, não apenas vendido por seu preço competitivo.
A escolha do nome "Smart #2" sugere continuidade, apesar de a Smart ter lançado os modelos #1 e #3 anteriormente, mantendo possivelmente o número reservado para o sucessor do Fortwo.