Em uma viagem à China no início de 2023, Jim Farley, CEO global da Ford, e o diretor financeiro John Lawler testaram um SUV elétrico da Changan Automobile, parceira da montadora americana em uma joint venture. A experiência foi impactante, levando Lawler a dizer a Farley: “Esses caras estão à nossa frente”.
Conforme noticiado pelo Wall Street Journal, a declaração veio em um contexto de preocupação com a crescente concorrência das montadoras chinesas no segmento de veículos elétricos (EVs). Segundo a reportagem, o modelo chinês testado não foi identificado, mas teria sido descrito por Jim Farley como uma "ameaça existencial" à Ford.
Para enfrentar essa competição, a marca americana está desenvolvendo um hatch elétrico de US$ 30 mil (cerca de R$ 160 mil), previsto para lançamento até 2027. O projeto é mantido em segredo, mas revisitou rumores do renascimento do Fiesta, fora de linha desde 2023, conforme projeção publicada pela revista britânica Autocar (foto abaixo).
O imposto de 100% sobre carros elétricos chineses, vigente nos EUA, oferece uma certa proteção às marcas americanas, mas a Ford reconheceu a alta qualidade dos veículos produzidos na China.
Paralelo a isto, a marca do oval azul revisou alguns de seus planos para eletrificação. Em julho, a Ford anunciou que não alcançará a meta de ser totalmente elétrica na Europa até 2030, como previsto.
A empresa também adiou projetos de novos modelos elétricos, incluindo uma picape do porte da Maverick e um SUV de sete lugares, inicialmente planejados para 2025.