A Ford está desenvolvendo uma nova plataforma de veículos elétricos que promete reaquecer o mercado dos hatches com modelos mais acessíveis e eficientes. A iniciativa, liderada por um ex-engenheiro da Tesla, visa resgatar modelos icônicos como Fiesta e Focus, mas em versões totalmente elétricas.

A nova arquitetura, ainda em fase de desenvolvimento, permitirá que a Ford ofereça um portfólio mais completo de carros elétricos, abrangendo desde modelos compactos até SUVs. O objetivo é competir diretamente com os fabricantes chineses, que dominam o segmento de veículos elétricos de baixo custo.

Baterias mais baratas e eficientes

A Ford planeja utilizar baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) em seus novos modelos elétricos. Essa tecnologia, além de ser mais barata, oferece maior durabilidade e desempenho em diversas condições climáticas. A empresa acredita que a demanda por carros elétricos compactos crescerá significativamente nos próximos anos.

Segundo o site britânico Autocar, a nova plataforma da Ford será projetada por uma equipe de engenheiros experientes, incluindo profissionais que trabalharam em empresas como Tesla, Rivian e até mesmo na Fórmula 1. 

Primeiro será o Ford Puma

A Ford, após o sucesso dos SUVs elétricos Explorer e Capri, baseados na plataforma MEB da Volkswagen, agora mira um novo segmento: os carros elétricos compactos e acessíveis. A montadora americana está desenvolvendo uma nova plataforma, codinome "Skunkworks", visando oferecer opções mais baratas e eficientes para competir diretamente com os fabricantes chineses, que dominam esse mercado.

De acordo o site britânico Autocar, o primeiro modelo a surgir dessa nova plataforma será o Ford Puma, um sucesso de vendas na Europa. A versão elétrica do Puma, com design mais moderno e tecnologias avançadas, está prevista para chegar às lojas no final de 2026 ou início de 2027.