A BMW está pronta para se aventurar na revolução do hidrogênio no setor automotivo. A marca alemã anunciou que irá lançar em 2028 seu primeiro veículo elétrico movido a célula de combustível (FCEV).
Em parceria com a Toyota, que já possui experiência com a tecnologia de células de combustível com a comercialização do Toyota Mirai, nos EUA, a BMW desenvolveu um sistema de propulsão que combina o melhor dos dois mundos: a eficiência dos motores elétricos e a autonomia dos veículos a combustão.
Como funciona o iX5 Hydrogen?
O coração do iX5 Hydrogen é a célula de combustível, que transforma o hidrogênio em eletricidade. Essa energia alimenta um motor elétrico e uma bateria de lítio, proporcionando uma potência combinada de 400 cv. Com apenas 6 kg de hidrogênio, o SUV consegue percorrer até 500 km, o que o torna uma opção atraente para longas viagens.
Apesar de todas as vantagens, a tecnologia de hidrogênio ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de infraestrutura de abastecimento e o alto custo de produção, fato que recentemente gerou processos judiciais contra a Toyota, de clientes do Mirai sem conseguir reabastecer seus veículos.
No entanto, a BMW e a Toyota se comprometeram a investir pesadamente no desenvolvimento dessa infraestrutura para carros a hidrogênio, visando tornar a tecnologia mais acessível e popular.
Em comunicado oficial, a BMW afirmou que a chegada do iX5 Hydrogen não significará o fim dos veículos elétricos a bateria, mas sim a coexistência de diferentes tecnologias para atender às diversas necessidades dos consumidores.