Nem sempre é possível acertar de primeira, principalmente quando a proposta é alterar, visualmente, um projeto que nasceu vencedor e conquistou o público e a critica. Estamos falando da montadora Coreana Hyundai, que tem sua sede em Piracicaba, no interior de São Paulo. Primeiro foi o HB 20, que em sua primeira restilização mais radical fez “torcer” o nariz de muitos consumidores, mas logo corrigiram a rota e o modelo voltou a agradar seus eleitores.

História se repete

Com o SUV Creta aconteceu a novamente, ainda que pese o fato que a primeira mudança visual quase em nada prejudicou suas vendas e o modelo seguiu como um dos mais vendidos em sua categoria. E, como, neste segundo exemplo a repercussão foi grande, os coreanos antecipassem as mudanças. E o fizeram com maestria, novo visual, interior e motor mais potente entre seus pares, fazem do atual Hyundai Creta um forte candidato a seguir entre os primeiro no pódio das vendas.

Mudanças

Autotempo passou uma semana com o modelo Ultimate, o topo da gama Creta (R$196.990), que na versão 2025 ganhou o novo motor 1.6 turbinado, com injeção direta (TGDI), que entrega 193 c.v de potência, 27 kgmf de torque, mas que só consome combustível fóssil e traz um inédito câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas com embreagem seca e engrenagens banhadas a óleo. 

Robusto e sofisticado

Tivemos a oportunidade de acelerar o SUV tanto nas ruas da cidade como em uma viagem curta, mas suficiente para mostrar a que o novo Creta veio. Começando nas muitas mudanças visuais, tanto na dianteira quanto na traseira. Na parte da frente as linhas ficaram mais quadradas e o conjunto óptico totalmente em LED é destaque, a grade frontal ganhou acabamento em dark chrome e contorno em preto brilhante e os faróis, lanternas e luzes diurnas também são LED. Novos também são os para-choques com proteção inferior na parte central.

Nova traseira e interior

Se a versão anterior a esta causava por seu visual de gosto duvidoso, principalmente na parte traseira com as lanternas divididas em dois blocos, desta feita a Hyundai se redimiu e como na dianteira as alterações foram bem recebidas. O conjunto ficou harmônico e agradável de ver, agora com a lanterna interligada por uma barra de LED mais estreita, solução que vem sendo amplamente utilizada na indústria. 

Painel de instrumentos

Por dentro o grande destaque estra no novo painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas atrelado à central multimídia que traz em sua relação de equipamentos o ar-condicionado de duas zonas e atualizações no sistema ADAS. Oferece ainda o piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de manutenção em faixa, e outra novidade é o alerta de tráfego traseiro.

Andando no Creta

Como um Hyundai legítimo, o Creta prima pela boa qualidade construtiva e o resultado final do produto interfere em todo o comportamento do veículo. A começar da bem acertada suspensão, que traz ao mesmo tempo conforto no rodar e transmite segurança e estabilidade em curvas. O que reforça ainda mais sua vocação familiar. Também a assistência elétrica da direção contribui para a ótima dirigibilidade do coreano, fica mais “pesada” em velocidades mais altas e deixa o carro ainda mais na mão do motorista. 

Espaço

Mesmo com muito plástico rígido no interior, o visual é limpo e agradável aos olhos, os bancos têm bom apoio e são confortáveis. O volante multifuncional de base reta facilita a vida do motorista, com comandos de áudio, controle do computador de bordo e boa pegada. O espaço é amplo tanto à frente quanto atrás e o porta-malas manteve a mesma capacidade volumétrica da versão passada que é de 422 litros.

Isolamento acústico

Em movimento, a condução é suave e o SUV compacto mostra vigor com seu novo motor 1.6 turbo. Em alta velocidade, não há ruídos desconfortáveis ou vibração excessiva no habitáculo. Além disso, as acelerações são progressivas. Destaque para o isolamento acústico, mesmo em piso irregular não se escuta incômodos barulhos comuns que se percebe em peças dos bancos porta-malas ou painel. 

Para terminar

A nova transmissão automatizada com dupla embreagem, de seis velocidades, cumpre bem seu papel. O consumo em nossa avaliação, que combinou percurso urbano com rodoviário foi de 9,5 km/l, lembrando que essa versão mais cara só pode ser abastecida com gasolina. No conjunto o Creta Ultimate 2025 agradou e tem todas as condições de se manter entre os “queridinhos” dos SUVs compactos.