O Chevrolet Blazer EV é o primeiro carro a usar a plataforma Ultium no Brasil. Essa plataforma é uma base modular feita só para veículos elétricos da marca. Com preço de R$ 495 mil, o SUV premium tem um design agressivo.
Ele oferece tecnologia e autonomia de até 481 km, na cidade. A General Motors quer acelerar sua transição para a eletrificação. A meta é abandonar os motores a combustão até 2035.
Design agressivo e muita tecnologia
O Chevrolet Blazer EV brilha aos olhos com suas linhas dinâmicas. Elas são inspiradas em ícones como o Camaro e o Corvette. A versão RS é a única disponível no Brasil. Ela vem com rodas de 21 polegadas, uma grade frontal preta e luzes em LED.
Essas luzes têm efeitos de iluminação personalizados. A barra frontal mostra o nível da bateria enquanto recarrega. Isso combina função e estilo.
No interior, o SUV utiliza materiais sustentáveis. Ele conta com um painel que possui uma tela multimídia de 17,7” e painel de instrumentos digital de 11". Os bancos dianteiros têm sistema aquecimento e ventilação.
O teto solar panorâmico e o volante e o painel aveludado mostram a ambição premium do veículo. Porém, o acabamento ainda não se compara ao luxo dos concorrentes europeus.
Recarga em 40 minutos
A arquitetura Ultium, da Chevrolet, é o coração do Blazer EV. Com baterias de 102 kWh integradas ao chassi, garante maior segurança e estabilidade. O sistema permite recargas de até 190 kW em corrente contínua (DC), atingindo 80% da carga em 40 minutos.
O software Ultifi separa o hardware do sistema operacional. Isso permite atualizações remotas e recursos como partida automática, sem botão físico, e navegação em estações de recarga.
Como é o Blazer EV na pista?
Com motor traseiro de 347 cv, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A dirigibilidade valoriza o conforto. A suspensão é suave e o isolamento acústico é eficiente, mas não tem um caráter esportivo.
A autonomia do Blazer EV também surpreende. São 481 km com uma carga completa da bateria, segundo o Inmetro.
Concorrência acirrada
Apesar das boas credenciais técnicas, o Blazer EV enfrenta desafios pelo custo de R$ 495 mil e a forte concorrência até mesmo no Brasil. A BMW iX1 (R$ 428 mil) e a Ford Mustang Mach-E (R$ 486 mil) têm preços semelhantes ou até mais baixos.
Outro modelo rival é o Zeekr 001, da China, que estreou por aqui com tecnologia de ponta pelos mesmos R$ 495 mil pedidos pelo Blazer EV, com motorização de 544 cv e 426 km de autonomia.
Ficha técnica – Chevrolet Blazer EV RS
Motorização e desempenho
Motor: Elétrico
Potência: 347 cv
Torque: 44,8 kgfm
Transmissão: Automática, 1 marcha, tração traseira
Aceleração: 0 a 100 km/h em aproximadamente 5,8 segundos
Modos de Condução: Normal, Esportivo e Neve
Bateria e autonomia
Bateria: 102 kWh (total de 106,79 kWh, dos quais 102 kWh são utilizáveis)
Autonomia (Inmetro): 481 km
Autonomia estimada: Aproximadamente 560 km na cidade / 440 km na estrada
Capacidade de recarga:
AC: até 22 kW
DC: até 190 kW (80% de carga em cerca de 40 minutos)
Chassi, suspensão e freios
Suspensão: Independente, Multilink (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados
Direção: Elétrica progressiva
Peso: 2.495 kg
Rodas e pneus
Rodas (versão RS): 21 polegadas
Pneus: 275/45 R21
Dimensões
Comprimento: 4,88 m
Largura: 1,98 m
Altura: 1,65 m
Entre-eixos: 3,09 m
Porta-malas: 436 litros
Tecnologia e multimídia
Central Multimídia: Tela de 17,7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Instrumentos: Painel digital de 11″ e head-up display
Software: Plataforma Ultifi11 com atualizações online
Recursos Adicionais: Sistema Google Built-In com comandos de voz e Wi-Fi gratuito por 4 anos
Segurança
Airbags: 8 airbags
Câmeras: Sistema 360° de alta definição
Assistências: Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres
Alerta de colisão e ponto cego
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
Assistente de tráfego cruzado dianteiro e traseiro
Sensores de estacionamento e faróis inteligentes