O Fiat Fastback ganhou há três meses duas inéditas versões híbrida-leve (MHEV) posicionando-se como uma opção mais eficiente no para lá de competitivo mercado de SUVs no Brasil. 

No Fastback Hybrid, o motor é o mesmo 1.0 turbo de três cilindros que já equipava a linha do SUV, e manteve os seus 130 cv de potência máxima, com etanol.

A principal diferença está na introdução do sistema híbrido-leve. Um motor elétrico Belt Starter Generator (BSG) substitui o tradicional alternador e o motor de arranque do SUV.

Quando o sistema funciona? 

A nova peça é alimentada por uma bateria de 12V, extra, fabricada pela Samsung. O novo sistema híbrido-leve da Fiat, também presente na linha do Pulse 2025, gera até 4 cv de potência e 1 kgfm de torque, contribuindo para partidas mais suaves e uma leve assistência elétrica durante as acelerações do carro.

A bateria de lítio de 0,152 kWh fica sob o banco do motorista. Apesar de discreto, o sistema traz partidas mais suaves e start-stop do motor fica menos intrusivo, além de reduzir emissões em 15%.  

O sistema híbrido-leve recuperar até 25% da energia nas desacelerações e frenagens para a bateria extra e contribuir para reduzir o consumo do Fastback. 

Design e interior com mais tecnologia

O visual do Fastback continua marcante, mantendo a dianteira com faróis de LED e detalhes exclusivos, como as rodas de liga aro 18 e os retrovisores em black piano e o teto preto.

No banco de trás, o espaço interno segue limitado para passageiros mais altos devido ao caimento do teto. Em compensação, o amplo porta-malas de 516 L continua com um dos grandes trunfos do Fastback. 

Na versão Impetus, o acabamento em couro na área central e a multimídia de 10,1 polegadas se destacam, proporcionando uma experiência diferenciada mesmo nos detalhes mais simples.

Por dentro, a maior novidade é o novo cluster digital, que monitora a atuação do sistema híbrido leve. O SUV também vem equipado com ótimos recursos do chamado pacote ADAS como: sistema de frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa com correção.

Consumo: expectativa x realidade

No ciclo urbano, a Fiat afirma que o Fastback Hybrid, pode gerar uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina, e de 9,8%, com etanol, em relação às versões com motor a combustão.

No teste realizado pelo Autotempo, o SUV híbrido-leve estava abastecido com etanol e o computador de bordo acusou média de 8,3 km/L, rodando na cidade.

Pelo Inmetro, a média do Fastback Hybrid, em condições ideiais, chega a 8,9 km/L com etanol, em ciclo urbano. Na estrada, com o mesmo combustível, o SUV conseguiria rodar até 9,8 km/L.

Fiat Fastback 2025: Preços e versões

Apesar da diferença de R$ 6.000 nos preços em relação às versões equivalentes do SUV (sem o sistema híbrido), a Fiat trata o custo-benefício e a economia a longo prazo do Fastback Hybrid como grandes atrativos das novas versões.  

  • FASTBACK  T200 FLEX AT:  R$ 119.990
  • FASTBACK AUDACE T200 FLEX AT: R$ 149.990
  • FASTBACK AUDACE T200 HYBRID AT: R$ 155.990
  • FASTBACK IMPETUS T200 FLEX AT:R$ 159.990
  • FASTBACK IMPETUS T200 HYBRID AT: R$ 165.990
  • FASTBACK LIMITED EDITION T270 FLEX AT: R$ 168.990
  • FASTBACK ABARTH T270 FLEX AT: R$ 171.990

Ficha técnica - Fastback Impetus Hybrid

Motor térmico: 1.0 12V turboflex, dianteiro, 3 cilindros em linha 
Potência: 130 cv (gasolina) / 125 cv (álcool) a 5.750 rpm  
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm  
Motor elétrico:  Híbrido leve do tipo BSG (bateria 12V)
Potência: 4 cv  
Torque: 1 kgfm 
Câmbio: Automático CVT com 7 marchas simuladas  
Tração: Dianteira  
Direção: Elétrica
Suspensão: tipo McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.); tambor (tras.)
Pneus/rodas: 215/45 aro 18 (liga-leve)
Tamanho: 4,42 m (C); 1,77 m (L); 1,54 m (A); entre-eixos: 2,53 m
Porta-malas: 516 L (VDA)
Tanque: 47 L
Peso: 1.271 kg  

Fastback Impetus T200 Hybrid AT 

  • Partida do motor por botão 
  • Carregador por indução 
  • Central multimídia de 10,1 polegadas 
  • Assistente de permanência em faixa (Lane Keep Assist) 
  • Frenagem automática de emergência
  • Sensor de chuva 
  • Retrovisor fotocrômico 
  • Farol alto automático 
  • Partida remota 
  • Painel de instrumentos digital de 7” 
  • Sensor de estacionamento dianteiro 
  • Farol de neblina 
  • Luz no retrovisor 
  • Retrovisor com tilt down e rebatimento 
  • Roda de liga aro 18  
  • Teto bicolor 
  • Bancos em couro