O Fiat Fastback ganhou há três meses duas inéditas versões híbrida-leve (MHEV) posicionando-se como uma opção mais eficiente no para lá de competitivo mercado de SUVs no Brasil.
No Fastback Hybrid, o motor é o mesmo 1.0 turbo de três cilindros que já equipava a linha do SUV, e manteve os seus 130 cv de potência máxima, com etanol.
A principal diferença está na introdução do sistema híbrido-leve. Um motor elétrico Belt Starter Generator (BSG) substitui o tradicional alternador e o motor de arranque do SUV.
Quando o sistema funciona?
A nova peça é alimentada por uma bateria de 12V, extra, fabricada pela Samsung. O novo sistema híbrido-leve da Fiat, também presente na linha do Pulse 2025, gera até 4 cv de potência e 1 kgfm de torque, contribuindo para partidas mais suaves e uma leve assistência elétrica durante as acelerações do carro.
A bateria de lítio de 0,152 kWh fica sob o banco do motorista. Apesar de discreto, o sistema traz partidas mais suaves e start-stop do motor fica menos intrusivo, além de reduzir emissões em 15%.
O sistema híbrido-leve recuperar até 25% da energia nas desacelerações e frenagens para a bateria extra e contribuir para reduzir o consumo do Fastback.
Design e interior com mais tecnologia
O visual do Fastback continua marcante, mantendo a dianteira com faróis de LED e detalhes exclusivos, como as rodas de liga aro 18 e os retrovisores em black piano e o teto preto.
No banco de trás, o espaço interno segue limitado para passageiros mais altos devido ao caimento do teto. Em compensação, o amplo porta-malas de 516 L continua com um dos grandes trunfos do Fastback.
Na versão Impetus, o acabamento em couro na área central e a multimídia de 10,1 polegadas se destacam, proporcionando uma experiência diferenciada mesmo nos detalhes mais simples.
Por dentro, a maior novidade é o novo cluster digital, que monitora a atuação do sistema híbrido leve. O SUV também vem equipado com ótimos recursos do chamado pacote ADAS como: sistema de frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa com correção.
Consumo: expectativa x realidade
No ciclo urbano, a Fiat afirma que o Fastback Hybrid, pode gerar uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina, e de 9,8%, com etanol, em relação às versões com motor a combustão.
No teste realizado pelo Autotempo, o SUV híbrido-leve estava abastecido com etanol e o computador de bordo acusou média de 8,3 km/L, rodando na cidade.
Pelo Inmetro, a média do Fastback Hybrid, em condições ideiais, chega a 8,9 km/L com etanol, em ciclo urbano. Na estrada, com o mesmo combustível, o SUV conseguiria rodar até 9,8 km/L.
Fiat Fastback 2025: Preços e versões
Apesar da diferença de R$ 6.000 nos preços em relação às versões equivalentes do SUV (sem o sistema híbrido), a Fiat trata o custo-benefício e a economia a longo prazo do Fastback Hybrid como grandes atrativos das novas versões.
- FASTBACK T200 FLEX AT: R$ 119.990
- FASTBACK AUDACE T200 FLEX AT: R$ 149.990
- FASTBACK AUDACE T200 HYBRID AT: R$ 155.990
- FASTBACK IMPETUS T200 FLEX AT:R$ 159.990
- FASTBACK IMPETUS T200 HYBRID AT: R$ 165.990
- FASTBACK LIMITED EDITION T270 FLEX AT: R$ 168.990
- FASTBACK ABARTH T270 FLEX AT: R$ 171.990
Ficha técnica - Fastback Impetus Hybrid
Motor térmico: 1.0 12V turboflex, dianteiro, 3 cilindros em linha
Potência: 130 cv (gasolina) / 125 cv (álcool) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Motor elétrico: Híbrido leve do tipo BSG (bateria 12V)
Potência: 4 cv
Torque: 1 kgfm
Câmbio: Automático CVT com 7 marchas simuladas
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: tipo McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.); tambor (tras.)
Pneus/rodas: 215/45 aro 18 (liga-leve)
Tamanho: 4,42 m (C); 1,77 m (L); 1,54 m (A); entre-eixos: 2,53 m
Porta-malas: 516 L (VDA)
Tanque: 47 L
Peso: 1.271 kg
Fastback Impetus T200 Hybrid AT
- Partida do motor por botão
- Carregador por indução
- Central multimídia de 10,1 polegadas
- Assistente de permanência em faixa (Lane Keep Assist)
- Frenagem automática de emergência
- Sensor de chuva
- Retrovisor fotocrômico
- Farol alto automático
- Partida remota
- Painel de instrumentos digital de 7”
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Farol de neblina
- Luz no retrovisor
- Retrovisor com tilt down e rebatimento
- Roda de liga aro 18
- Teto bicolor
- Bancos em couro