Em 2019, o Jaguar I-Pace foi coroado como "Carro Mundial do Ano", destacando-se como pioneiro entre os elétricos premium. Seis anos depois, o mesmo modelo virou símbolo de recalls, incêndios e descarte precoce em ferros-velhos da Europa. 

A Jaguar anunciou em 2024 a recompra de quase 3.000 unidades nos EUA, repetindo esquemas similares no Reino Unido, onde fotos recentes revelam dezenas de unidades do I-Pace abandonados em ferros-velhos, prontos para serem destruídos para reciclagem.

"Cemitério" do I-Pace

Fotos compartilhadas no fim de janeiro deste ano pela rede social X mostram dezenas de unidades do I-Pace empilhadas em um ferro-velho britânico.

"A boa e velha JLR (Jaguar Land Rover). A única empresa que poderia construir um EV que não é confiável (ou mais do que a porcaria fóssil que eles fazem) ou que eles podem recolher e consertar. Em vez disso, esses Jaguar iPaces no meu ferro-velho local, Charles Trent. Foram recolhidos, reembolsados ​​e, agora, devem ser reciclados", escreveu o autor da publicação. 

Baterias defeituosas e risco de incêndio

Os problemas do I-Pace giram em torno das baterias fornecidas pela LG, acusadas de superaquecimento e combustão espontânea. Desde 2019, o modelo foi convocado para recall cinco vezes para ajustes. 

Em um dos casos que ganharam as redes sociais, um I-Pace pegou fogo sozinho, em 2022, na Flórida, nos EUA (foto abaixo). 

Apesar das tentativas, a montadora admitiu ter fracassado com o modelo ao oferecer recompras aos clientes do I-Pace, sinalizando que as falhas seriam irreparáveis.  

Nova aposta da Jaguar

Enquanto o I-Pace definha, a marca foca agora em seu rebranding. O primeiro modelo da nova Jaguar deve ser um sedã elétrico, baseado no conceito Type 00. O modelo promete autonomia de 692 km e deve ser lançado no fim de 2025.

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