A GWM confirmou oficialmente sua produção no Brasil em maio de 2025, na fábrica de Iracemápolis (SP), adquirida da Mercedes-Benz em 2021.
A primeira etapa inclui a fabricação de unidades pré-série do SUV híbrido Haval H6, com entregas às concessionárias entre junho e julho deste ano.
Inicialmente, a maioria das peças do Haval H6 virá da China, mas a empresa já planeja aumentar a produção local nos próximos dois anos.
Poer terá versões a diesel e híbrida
A linha de picapes Poer chegará em agosto, com versão a diesel, e em 2025, com opção híbrida plug-in. A diesel terá motor 2.4 turbo (184 cv), foco em trabalho e agronegócio. Já a híbrida usará tecnologia do SUV Tank 300, recém-lançado no Brasil, com 394 cv e autonomia elétrica de 75 km.
Além do Haval H6 e da Poer, a GWM anunciou que irá lançar e produzir no Brasil um SUV ainda inédito no país, derivado do mesmo chassi da picape Poer. Ainda em 2025, a marca chinesa irá lançar no país seu SUV híbrido premium, o Wey 07.
Fábrica no Brasil será polo de exportação
Segundo Ricardo Bastos, diretor da GWM Brasil, a estratégia inclui exportar veículos da marca chinesa feitos no Brasil para outros países da América do Sul.
"Nossa meta é atingir os 35% de nacionalização da produção das peças nos próximos anos, o que nos habilita, pelas regras do Mercosul, a exportar os modelos a partir do Brasil com isenção fiscal", explicou o executivo.
A GWM prevê R$ 10 bilhões em investimentos no Brasil até 2032, incluindo um centro de pesquisa e desenvolvimento no país. Até o fim de 2025, a rede de concessionárias da montadora chegará a 130 lojas.
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