Antonio Filosa, atual COO da Stellantis nas Américas e ex-presidente da empresa no Brasil (2018-2023), surge como principal nome para assumir o cargo de CEO global. A informação foi antecipada pela Bloomberg, com base em fontes próximas ao processo.
Desde a saída de Carlos Tavares em dezembro de 2024, a Stellantis prometeu anunciar novo líder no primeiro semestre de 2025. Passados cinco meses, a demora na decisão preocupa investidores, já que a ausência de comando permanente estaria atrasando decisões estratégicas.
O executivo de 52 anos fortaleceu sua posição nos últimos meses ao assumir o novo departamento global de qualidade. Sua trajetória inclui ter liderado por 5 anos as operações sul-americanas da empresa, além da relação próxima com Sergio Marchionne, lendário CEO da Fiat-Chrysler, já falecido.
Outros nomes na mesa
Fontes ouvidas pela agência alertam que a decisão do conselho presidido pelo executivo John Elkann ainda pode surpreender. Apesar do favoritismo de Filosa, outros nomes seguem em avaliação para comandar o conglomerado que reúne várias marcas, entre elas a Jeep, Fiat, RAM, Peugeot e Citroën.
O anúncio final deve ocorrer nas próximas semanas. A escolha definirá os rumos da Stellantis em meio aos desafios da transição elétrica e concorrência acirrada no setor automotivo global.