BYD King chegou ao Brasil faz um ano com a missão de desafiar o Toyota Corolla Hybrid, modelo líder consolidado no segmento de sedãs médios. 

Com um sistema híbrido plug-in mais potente, maior autonomia elétrica e preço competitivo, o modelo chinês promete mais espaço interno e desempenho superior.

Mas será que ele consegue superar o Corolla em todos os aspectos? É o que você descobrirá a seguir lendo o nosso teste.

Tamanho e espaço interno

O BYD King possui dimensões generosas: 4,78 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos.

Isso garante mais espaço interno, especialmente no banco traseiro, em comparação ao Corolla Hybrid, que mede 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e tem 2,70 m de entre-eixos.

No entanto, o porta-malas do King é ligeiramente menor, com 450 litros, contra 470 litros do Corolla.

Design e interior

O BYD King apresenta um design moderno, com faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve de 17 polegadas e grade com detalhes cromados.

Por dentro, a atmosfera do sedã chinês é bem menos tradicional que a do Corolla Hybrid. O King, assim como o rival, oferece um bom nível de acabamento e traz itens de conforto como ajustes elétricos dos bancos dianteiros, revestidos em couro sintético. 

Deve na segurança ativa

O BYD King vem equipado com uma tela multimídia de 12,8 polegadas (giratória), painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, câmera 360° e seis airbags.

A falta de botões físicos para controlar o ar condicionado, tal como outros modelos da BYD, é algo que incomoda no King. Chineses gostam de ter tudo na tela, diferente dos brasileiros.

No entanto, o King decepciona pela ausência de itens de segurança ativa importantes, como frenagem automática de emergência, alertas de ponto cego e de permanência em faixa, que estão presentes no Corolla Hybrid. Esse é um ponto fraco significativo do modelo chinês.

Desempenho e mecânica

O BYD King se destaca com seu sistema híbrido plug-in, que combina um motor a combustão de 110 cv e um motor elétrico de 197 cv, totalizando 235 cv de potência combinada.

Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, enquanto o Corolla Hybrid, com 122 cv, leva 12 segundos para atingir a mesma velocidade. A diferença de desempenho é notável, favorecendo o King.

Consumo e autonomia elétrica

No modo totalmente elétrico, o BYD King pode rodar até 80 km (conforme o Inmetro), ideal para trajetos urbanos. Em modo híbrido e ao fim do teste, com a bateria em 20%, ele registrou um consumo de 15,5 km/L, rodando mais na cidade do que na estrada. 

Já o Corolla Hybrid, que não é plug-in, oferece um consumo de 18,5 km/L na cidade e 15,7 km/L na estrada, mas oferece uma autonomia elétrica pífia, que não chega a 2 km. Além disso, sua bateria é recarregada somente durante a condução.

Recarga da bateria

O BYD King suporta apenas recarga em corrente alternada (AC), com potência máxima de 6,6 kW. Em nossa avaliação de sete dias, conseguimos carregar a bateria de 30% a 80% em cerca de 1 hora e 40 minutos usando um carregador de 6,6 kW.

Com o carregador portátil de 3,3 kW (220V), incluso de série no carro, o mesmo processo leva até 2 horas e 45 minutos. A bateria do King tem capacidade de 18,3 kWh, bem maior que a do Corolla Hybrid (1,3 kWh), que não permite recarga externa.

Versões e preços

O BYD King está disponível em duas versões: GL (R$ 179.900) e GS (R$ 191.900). A versão GL tem uma bateria menor, de 8,3 kWh, enquanto a GS, avaliada pelo AUTOTEMPO, conta com 18,3 kWh.

O Toyota Corolla Hybrid é oferecido por R$ 199.990. O King GS é mais barato, oferece mais desempenho e autonomia, mas o Corolla híbrido compensa com um pacote de segurança mais completo, além da notória confiabilidade da marca japonesa.

Ficha técnica: BYD King GS

Motorização Híbrido plug-in - motor 1.5 a gasolina + elétrico
Potência (combustão) 110 cv a 6.000 rpm
Torque (combustão) 13,8 kgfm a 4.500 rpm
Potência (elétrico) 197 cv
Torque (elétrico) 32,2 kgfm
Potência combinada 235 cv / 40,8 kgfm
Transmissão CVT automática (tração dianteira)
Bateria 18,3 kWh LFP (Blade)
Recarga (somente AC) 6,6 kW
Dimensões Comprimento: 4.780 mm
Entre-eixos: 2.718 mm
Largura: 1.837 mm
Altura: 1.495 mm
Capacidades Porta-malas: 450 L
Tanque: 48 L
Desempenho 0-100 km/h: 7,3 s
0-60 km/h: 3,6 s
Autonomia/consumo Elétrica (EV): 80 km
Consumo (modo 100% elétrico): 44,2 km/L
Consumo (combustão): 16,8 km/L (cidade) e 14,8 km/L (estrada)
Suspensão Dianteira: McPherson
Traseira: Eixo de torção
Rodas: 17" com pneus 215/55