O BYD King chegou ao Brasil faz um ano com a missão de desafiar o Toyota Corolla Hybrid, modelo líder consolidado no segmento de sedãs médios.
Com um sistema híbrido plug-in mais potente, maior autonomia elétrica e preço competitivo, o modelo chinês promete mais espaço interno e desempenho superior.
Mas será que ele consegue superar o Corolla em todos os aspectos? É o que você descobrirá a seguir lendo o nosso teste.
Tamanho e espaço interno
O BYD King possui dimensões generosas: 4,78 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos.
Isso garante mais espaço interno, especialmente no banco traseiro, em comparação ao Corolla Hybrid, que mede 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e tem 2,70 m de entre-eixos.
No entanto, o porta-malas do King é ligeiramente menor, com 450 litros, contra 470 litros do Corolla.
Design e interior
O BYD King apresenta um design moderno, com faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve de 17 polegadas e grade com detalhes cromados.
Por dentro, a atmosfera do sedã chinês é bem menos tradicional que a do Corolla Hybrid. O King, assim como o rival, oferece um bom nível de acabamento e traz itens de conforto como ajustes elétricos dos bancos dianteiros, revestidos em couro sintético.
Deve na segurança ativa
O BYD King vem equipado com uma tela multimídia de 12,8 polegadas (giratória), painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, câmera 360° e seis airbags.
A falta de botões físicos para controlar o ar condicionado, tal como outros modelos da BYD, é algo que incomoda no King. Chineses gostam de ter tudo na tela, diferente dos brasileiros.
No entanto, o King decepciona pela ausência de itens de segurança ativa importantes, como frenagem automática de emergência, alertas de ponto cego e de permanência em faixa, que estão presentes no Corolla Hybrid. Esse é um ponto fraco significativo do modelo chinês.
Desempenho e mecânica
O BYD King se destaca com seu sistema híbrido plug-in, que combina um motor a combustão de 110 cv e um motor elétrico de 197 cv, totalizando 235 cv de potência combinada.
Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, enquanto o Corolla Hybrid, com 122 cv, leva 12 segundos para atingir a mesma velocidade. A diferença de desempenho é notável, favorecendo o King.
Consumo e autonomia elétrica
No modo totalmente elétrico, o BYD King pode rodar até 80 km (conforme o Inmetro), ideal para trajetos urbanos. Em modo híbrido e ao fim do teste, com a bateria em 20%, ele registrou um consumo de 15,5 km/L, rodando mais na cidade do que na estrada.
Já o Corolla Hybrid, que não é plug-in, oferece um consumo de 18,5 km/L na cidade e 15,7 km/L na estrada, mas oferece uma autonomia elétrica pífia, que não chega a 2 km. Além disso, sua bateria é recarregada somente durante a condução.
Recarga da bateria
O BYD King suporta apenas recarga em corrente alternada (AC), com potência máxima de 6,6 kW. Em nossa avaliação de sete dias, conseguimos carregar a bateria de 30% a 80% em cerca de 1 hora e 40 minutos usando um carregador de 6,6 kW.
Com o carregador portátil de 3,3 kW (220V), incluso de série no carro, o mesmo processo leva até 2 horas e 45 minutos. A bateria do King tem capacidade de 18,3 kWh, bem maior que a do Corolla Hybrid (1,3 kWh), que não permite recarga externa.
Versões e preços
O BYD King está disponível em duas versões: GL (R$ 179.900) e GS (R$ 191.900). A versão GL tem uma bateria menor, de 8,3 kWh, enquanto a GS, avaliada pelo AUTOTEMPO, conta com 18,3 kWh.
O Toyota Corolla Hybrid é oferecido por R$ 199.990. O King GS é mais barato, oferece mais desempenho e autonomia, mas o Corolla híbrido compensa com um pacote de segurança mais completo, além da notória confiabilidade da marca japonesa.
Ficha técnica: BYD King GS
Motorização | Híbrido plug-in - motor 1.5 a gasolina + elétrico |
Potência (combustão) | 110 cv a 6.000 rpm |
Torque (combustão) | 13,8 kgfm a 4.500 rpm |
Potência (elétrico) | 197 cv |
Torque (elétrico) | 32,2 kgfm |
Potência combinada | 235 cv / 40,8 kgfm |
Transmissão | CVT automática (tração dianteira) |
Bateria | 18,3 kWh LFP (Blade) |
Recarga (somente AC) | 6,6 kW |
Dimensões | Comprimento: 4.780 mm Entre-eixos: 2.718 mm Largura: 1.837 mm Altura: 1.495 mm |
Capacidades | Porta-malas: 450 L Tanque: 48 L |
Desempenho | 0-100 km/h: 7,3 s 0-60 km/h: 3,6 s |
Autonomia/consumo | Elétrica (EV): 80 km Consumo (modo 100% elétrico): 44,2 km/L Consumo (combustão): 16,8 km/L (cidade) e 14,8 km/L (estrada) |
Suspensão | Dianteira: McPherson Traseira: Eixo de torção Rodas: 17" com pneus 215/55 |