A Ferrari tem novidade em seu portfólio. O novo esportivo de entrada da marca, substituto da Roma, agora se chama Amalfi. Uma homenagem à icônica costa italiana.


O modelo mantém a tradição: é um coupé 2+2, com motor dianteiro-central e muita tecnologia. Mas traz mudanças radicais. A Ferrari Amalfi parte de módicos US$ 240 mil, ou R$ 1,3 milhão na conversão direta.


O que muda na nova Ferrari Amalfi?


Sob o capô, a Amalfi vem equipada com um V8 turbo de 3.9 L, que ganhou upgrades. Agora entrega 640 cv, 20 cv a mais que a Roma. O torque? Impressionantes 77,5 kgfm.


O resultado desta combinação é:

  • 0 a 100 km/h em 3,3 segundos (0,1s mais rápido);
  • 0 a 200 km/h em apenas 9,0 segundos.


Mas qual o segredo para o melhor desempenho? Virabrequim plano, turbos de baixa inércia e ajustes eletrônicos. Tudo para resposta imediata em qualquer rotação, segundo a Ferrari.


Design minimalista e sem grades


Flavio Manzoni, diretor de design, redesenhou cada painel da Amalfi. A frente perdeu a tradicional grade. Ganhou superfícies porosas e linhas limpas. As laterais e traseira também são inéditas:

  • Lanternas finas com LED;
  • Difusor integrado ao vidro traseiro;
  • A cor de estreia "Verde Costeira", é inspirada no mar italiano.


Nas medidas, quase tudo igual à Ferrari Roma. Só 0,5 cm a mais no comprimento.



Aerodinâmica inteligente


A asa traseira da Amalfi é ativa e tem três modos. Gera até 110 kg de carga aerodinâmica a 250 km/h. Melhora estabilidade ou eficiência, conforme a necessidade. O sistema se ajusta automaticamente ao seu estilo de direção.


Ferrari escuta clientes


A Ferrari reverteu parte do excesso digital em seus modelos. Enrico Galliera, VP de marketing, admite: "Fomos longe demais". Agora, na Amalfi, algumas funções essenciais voltam a ter controles com botões físicos, tais como:

  • Botão de partida em alumínio, remetendo aos clássicos;
  • Controles do ar-condicionado, áudio e sistemas de assistência agora estão no volante e túnel central.


Motivo? Clientes pediram praticidade ao desligar sistemas eletrônicos.

 



Interior segue high-tech


O interior da Ferrari Amalfi é dominado por três telas digitais:

  • 15,6 polegadas para o painel de instrumentos;
  • 10,25 polegadas da central multimídia (agora horizontal);
  • 8,8 polegadas para a tela do passageiro.


Os bancos trazem opcionalmente sistema de massagem, ventilação e estão disponíveis em três tamanhos. Conforto é o que não falta na Amalfi.


Sistema de freios eletrônico


A Ferrari Amalfi traz um novo sensor que monitora os movimentos do chassi em todas as direções. Os pneus (na frente: 245/35 R20; na traseira: 285/35 R20) foram co-desenvolvidos com Bridgestone e Pirelli.


Já os freios com sistema 100% eletrônico (brake-by-wire) garantem frenagens mais precisas.