O novo Fiat 500 perdeu o status de carro 100% elétrico na Europa. Motivo? Preço. A versão elétrica ficou cara demais para vender em grande volume na Europa. Sem um hatch acessível desde o fim do Punto, em 2018, a Fiat precisava de uma solução.


Agora, o 500 ganha o motor 1.0 Firefly híbrido-leve. Mesmo propulsor do Mobi e do Argo no Brasil. A mudança deve aumentar as vendas na Europa. A meta é produzir 5.000 unidades até dezembro na fábrica de Mirafiori, Itália.



A fábrica de Turim só fazia carros de nicho: Maserati e 500 elétrico. Com o novo híbrido, a planta ganha sobrevida. A expectativa é fabricar 100.000 unidades por ano no futuro.


O que traz o novo 500 híbrido?


Motorização simples e conhecida


O coração é o 1.0 Firefly de 3 cilindros. Potência: 70 cv. Câmbio manual de 6 marchas. O sistema híbrido-leve de 12V ajuda em arranques e frenagens, mas não move o carro sozinho.


Consumo estimado: cerca de 20 km/l. Similar ao Fiat Panda. Números oficiais ainda não foram divulgados.


Trata-se de um sistema muito parecido com o híbrido-leve adotado no fim do ano passado, na linha do Fiat Pulse e do Fastback.


Três carrocerias e edição especial


O Fiat 500 híbrido chega ao mercado europeu manterá o charme retrô com três versões:

  • Hatch tradicional
  • Versão 3+1 (porta única para o passageiro)
  • Conversível


Em novembro, chega a edição Torino, que homenageia a cidade onde nasceu o primeiro 500, em 1957.


Tecnologia de SUV


Dentro do 500 híbrido, destaque para:

  • Painel digital de 7"
  • Tela central de 10,25" com Uconnect 5
  • 6 airbags
  • Pacote ADAS com frenagem automática de emergência e assistente de faixa



Preço: o grande trunfo


A versão híbrida do 500 chega às lojas da Europa por € 17 mil (cerca de R$ 108 mil), a metade do preço do 500 elétrico, que saía por € 29.950 (R$ 191 mil) no Velho Continente.


Chega ao Brasil?


A Fiat ainda não confirmou vendas do 500 híbrido fora da Europa. Mas a combinação 1.0 Firefly com o sistema híbrido leve, já familiar aqui, pode ser uma pista.


Afinal, a Stellantis confirmou que o novo Panda substituirá o Argo no Brasil após 2027. O Panda europeu usa essa mesma plataforma.


Enquanto isso, no Brasil, o 500 só tem versão elétrica. Custa R$ 214.990 na configuração ICON. As unidades disponíveis ainda são da linha 2022.