O Audi A5 2025 chegou ao Brasil em julho como uma única versão, a Sedan Performance S edition quattro, com preço a partir de R$ 379.990. O modelo substitui o antigo A4 e a geração anterior do A5, mesclando design Sportback e sedã.
Um dos avanços desta nova geração do A5 é a estreia da Plataforma Premium a Combustão (PPC) no mercado brasileiro. O sedã cresceu em todas as dimensões, agora com 4,82 m de comprimento e entre-eixos de 2,89 m, oferecendo mais espaço interno.
Design renovado
Design renovado
O A5 adota a linguagem minimalista recente da Audi, com linhas fluidas e orgânicas. A dianteira ganhou faróis full LED afilados e a tradicional grade singleframe da Audi, ampliada.
A traseira do A5 apresenta
novas lanternas interligadas e um difusor esportivo. A versão única conta com o kit S line, que adiciona elementos em preto brilhante e ponteiras de escape cromadas.
Interior focado no motorista
Interior focado no motorista
A cabine do A5 é dominada por duas telas integradas: a central multimídia de 14,5" e o cluster digital de 11,9". O painel é totalmente voltado para o condutor, priorizando a ergonomia e acessibilidade aos controles.
Os materiais seguem de alta qualidade, com bancos em couro que oferecem um bom suporte lateral, abraçando o motorista em curvas.
Na estrada: puro desempenho
Na estrada: puro desempenho
Aceleramos o novo Audi A5 em um trecho predominantemente de estrada entre São Paulo e a cidade de Vinhedo, no interior paulista.
Ainda cautelosa quanto a eletrificação de seus modelos, a Audi trouxe ao A5 a nova geração do conhecido motor 2.0 TFSI, do Grupo Volkswagen, que evoluiu para entregar 272 cv e 40,8 kgfm de torque máximo, disponíveis bem rápido, aos 1.600 rpm.
Na pista, o conjunto, que trabalha com o eficiente câmbio automatizado de dupla embreagem S Tronic, de 7 marchas da Audi, se mostrou mais do que suficiente para uma condução segura e esportiva.
O novo sedã da Audi vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e a tração integral Quattro distribui o torque entre os eixos com absoluto equilíbrio e precisão.
Equilíbrio absurdo
Nas curvas, parecia que o carro estava sob trilhos. Além disso, o A5 nos chamou atenção pelo conforto notável, mesmo com pneus de perfil baixo (245/35) e rodas de 20 polegadas.
Por R$ 379.990, o novo Audi A5 pinta como uma alternativa convincente no segmento de sedãs de luxo, e promete dar trabalho a seu principal concorrente no Brasil, o BMW Série 3, que parte de R$ 346.950, mas é menos potente e mais "básico" que o rival das quatro argolas.