A Nissan anunciou oficialmente nesta quarta-feira (27) o fim da produção do icônico R35 GT-R, marcando o encerramento de um ciclo que durou 18 anos e resultou em aproximadamente 48 mil unidades produzidas. O último carro, um Premium Edition T-Spec na exclusiva cor Midnight Purple, foi destinado a um cliente no Japão.

Lançado em 2007, o Nissan GT-R se consolidou como um dos esportivos mais emblemáticos do mundo, combinando desempenho extremo, conforto e tecnologia de ponta.

O modelo foi responsável por redefinir os padrões do segmento de alto desempenho, tornando-se uma referência para apaixonados por velocidade.

Um adeus ou até breve ao GT-R?

Durante a cerimônia de despedida, funcionários da fábrica de Tochigi, no Japão, celebraram o legado do modelo, que conquistou fãs em todos os continentes e se tornou um verdadeiro ícone da engenharia japonesa.

Segundo Iván Espinosa, CEO global da Nissan, o encerramento da produção não significa o fim da linha GT-R. "Após 18 anos marcantes, o R35 deixa uma herança duradoura. Não é um adeus definitivo. Estamos comprometidos em criar uma nova geração do GT-R, ainda mais especial", disse.

Motor lendário e evolução contínua

Equipado com o famoso motor VR38DETT V6 biturbo, o R35 entregava entre 480 cv na estreia e até 600 cv na versão NISMO.

Cada um dos 48 mil motores foi montado à mão por um seleto grupo de nove engenheiros mecânicos conhecidos como Takumi, que assinaram pessoalmente cada unidade.

A Nissan adotou uma estratégia de evolução constante, refinando chassi, aerodinâmica e potência a cada ano, o que permitiu ao GT-R manter sua relevância por quase duas décadas.

Recordes históricos nas pistas

O Nissan GT-R, carinhosamente apelidado de Godzilla, conquistou vitórias emblemáticas no automobilismo, incluindo cinco títulos na categoria GT500 do Súper GT japonês, além de triunfos no Blancpain GT Series, nas 12 Horas de Bathurst e em provas de endurance.

Em 2007, o modelo completou uma volta no Nürburgring em 7min38s, e, ao longo dos anos, foi baixando seu próprio tempo, chegando a 7min08s com o GT-R NISMO. Em 2019 e 2024, também bateu recordes no Tsukuba Circuit, consolidando sua reputação como um monstro das pistas.