Um estudo realizado pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online de veículos no Brasil, revelou que que os jovens da Geração Z, com idade de 18 a 28 anos, são cautelosos e não tratam a compra do primeiro carro como prioridade absoluta atualmente.
No levantamento, cerca de 76% deles afirmaram que estão dispostos a esperar mais tempo para realizar o sonho do próprio veículo. No entanto, apesar da paciência, 60% deles destacaram que a mobilidade é um fator essencial na hora da compra.
Faixa de preço desejada pelos jovens
Os jovens que ainda não possuem um veículo próprio têm como objetivo encontrar um carro em faixas de preços menores. A pesquisa revelou que 55% deles desejam pagar entre R$20 mil e R$35 mil, enquanto 25% estão dispostos a pagar entre R$35 mil e R$52 mil. Apenas 3% consideram pagar mais de R$100 mil em um automóvel.
Quanto aos jovens que ainda vão comprar um veículo, 42% têm a intenção de pagar à vista. Outros 32% preferem o financiamento parcial e 17% optam pelo financiamento total. Apenas 7% consideram a possibilidade de leasing ou consórcio.
Quem tem carro, não quer vender
Aqueles que já possuem seus veículos próprios não pretendem abrir mão do conforto de se locomoverem por meio de um automóvel, mesmo com os desafios financeiros do ano de 2023, que apresenta recorde do endividamento das famílias (78%), de acordo com última pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O estudo da OLX mostra que 64% dos jovens não têm interesse em vender o seu carro, contra 36% que demonstraram interesse na venda.
SUVs não são os preferidos da geração Z
Conforme o estudo, os modelos sedãs são os mais atrativos para os jovens na hora de comprar um carro, com 45% de interesse. Em seguida, aparecem os hatches (22%), esportivos (20%), SUVs (17%), picapes e vans ou minivans (2% cada).
Para aqueles que ainda não compraram um veículo, os sedãs e hatches também são os mais apontados, com 35% e 22% de interesse, respectivamente. Os modelos esportivos vêm em terceiro lugar, com 20% de interesse.
Híbridos e elétricos despertam interresse
A pesquisa identificou que a maior dificuldade enfrentada pelos jovens na hora de adquirir um carro próprio é a questão financeira. Além disso, eles também apontaram a falta de habilitação, o desemprego, a facilidade de utilizar o carro de amigos ou familiares, e a possibilidade de utilizar o dinheiro em outros planos como impeditivos para a compra.
Segundo a pesquisa da OLX, 42% dos jovens que ainda não possuem um carro próprio consideram um carro flex como um dos quesitos fortes para a aquisição. Outros 40% preferem carros a gasolina, 27% consideram carros híbridos e 22% têm interesse em carros elétricos.
“Vemos um potencial das novas tecnologias sustentáveis entre a Geração Z, que apresenta um apetite pelos híbridos e elétricos”, comenta Flávio Passos.
Segurança na intermediação da compra
Os jovens também levam em consideração a segurança na hora de negociar a compra de um veículo próprio. Segundo a pesquisa, 51% dos entrevistados preferem comprar por meio de classificados online, enquanto 39% optam por comprar diretamente com o proprietário.
A liberdade de ir e vir é um dos fatores mais importantes para a Geração Z ao adquirir um carro. Segundo a pesquisa, 60% dos jovens de 18 a 28 anos enfatizaram que ter mobilidade é um dos principais motivadores na hora de comprar um veículo.