Novidade

Audi inaugura sua primeira estação para recarga de veículos elétricos em Minas

Ponto foi instalado na cidade histórica de Tiradentes; Super Motor pode testar a novidade a bordo do Audi e-tron, o primeiro modelo 100% elétrico da marca


Publicado em 08 de outubro de 2020 | 16:03
 
 
 
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Mesmo que pareça estar, ainda, longe de ser tornar uma realidade palpável para maioria dos consumidores, não há dúvida que será a eletricidade a matriz energética que movimentará os carros, em todo mundo, em um futuro de tempo incerto.

Mas é preciso começar e não basta a indústria automotiva apenas produzir os modelos com motor 100% elétrico, é preciso que o ciclo seja fechado e isso inclui as estações que possibilitem o carregamento da bateria.

Estrutura

De nada adianta você investir milhares de reais na aquisição de um carro altamente tecnológico, que não emite poluente e nem barulho, mas que tenha dificuldade para ser recarregado e posso oferecer segurança durante o uso.

Pensando em minimizar esta limitação, a Audi do Brasil estabeleceu uma parceria com a pousada Pequena Tiradentes (MG), uma das mais baladas da conhecida cidade de mesmo nome, e lá instalou a primeira estação para abastecer de carga, por enquanto, o e-tron,  o primeiro veículo com esta proposta importado pela montadora para o Brasil.

Tempo de carga

Especificamente, na charmosa pousada, a escolha recaiu em um equipamento de recarga de 11 kWh e como a bateria do Audi e-tron é de 95 kW, o tempo de duração para que complete a totalidade da carga é de 8 horas.

Esta é uma parceria da Audi Brasil que pode ser repetida em outras cidades históricas com grande demanda de turismo, e faz parte de um investimento de R$ 10 milhões para a instalação de 200 pontos de recarga em locais do país até 2022, além dos 30 pontos de recarga rápida, em parceria com a Volkswagen, Porsche e a EDP em estradas do Brasil.

Para vivenciar a experiência de condução e carregamento de um automóvel com motor 100% elétrico, Super Motor foi até Tiradentes, que fica cerca de 190 km de Belo Horizonte, a bordo do e-tron, com carroceria SUV.

Conhecendo o elétrico

Apesar do fabricante estimar uma autonomia de cerca de 400 km, este número é variável porque depende de uma série de fatores, mas principalmente do tipo de condução que o motorista imprime ao elétrico e das muitos modos que pode, alterar e muito, o quanto o e-tron consome.

São sete os modos de condução: auto, comfort, efficiency, offroad, all road, individual e dynamic. Embarcamos com o e-tron da concessionária Audi Center BH, com a capacidade total de carga e chegamos a Tiradentes registrando o consumo de pouco menos da metade da bateria.

Depois de algumas horas na estação de recarga, retornarmos hoje pela manha para Belo Horizonte, no mesmo destino da partida.

Como a experiência da ida nos ajudou a entender como se dirige um elétrico, sem perder o prazer, mas preservando o consumo, deixamos o elétrico na revenda da marca com a bateria com mais da metade da capacidade para ser usada.

Conforto, luxo e potência

São dois motores, um em cada eixo, que somam potência de 408 cv e 67,7 kgfm de torque. Estes números permitem que o e-tron acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. E a velocidade é limitada, eletronicamente, em 200 km/h.

O SUV alemão é pouco menor que o Q8. Geralmente, os elétricos tem uma aparência diferenciada, trazem desenhos mais arrojados e diferenciados da maioria dos carros ditos "normais", com motor a combustão.

Já o e-tron, como podemos ver na galeria de fotos, tem em suas linhas muito dos modelos que o novo design dos SUVs da Audi está apresentado, até mesmo com os novos modelos da linha Q.

Modernidade

Como se pressupõe no universo da eletrificação, em todo novo modelo apresentado, a tecnologia é fator preponderante, mas alguns itens ou equipamentos fazem diferenciar uma novidade da outra.

No caso do SUV elétrico da marca das quatro argolas, uma curiosidade que vai impactar, tanto o consumidor como a crítica é um opcional, duas câmaras fazem às vezes dos espelhos retrovisores, as imagens são projetadas em telas nas duas portas dianteiras.

Estranho no começo é preciso de um tempo para se adaptar a tanta modernidade, ainda assim, em alguns momentos trouxe certa insegurança, isso porque os objetos parecem estar mais próximos do que estão na realidade e a avaliação da distancia poderá ficar comprometida.

Duas versões

O Audi e-tron será oferecido em duas opções (Performance e Performance Black) que custam a partir de R$ 499.990 e vão até R$ 536 mil.

Alguns equipamentos opcionais diferenciam uma da outra (como estas câmeras que substituem os retrovisores e custam R$ 13 mil), mas sempre com a mesma configuração mecânica, são dois motores que juntos somam 408 cv de potência, 67,7 kgfm de torque, que conferem uma autonomia de 436 km.

Esta capacidade de rodagem permite ao elétrico da Audi uma viagem partindo de Belo Horizonte e chegando muito próximo ao Rio de Janeiro, cuja distância da capital mineira é de 443 km.

Mas antes da instalação de uma rede de abastecimento ao longo do percurso é arriscado se aventurar e acabar ficando no meio do caminho sem bateria. 

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