A BYD lança luz nesta sexta-feira (18) sobre sua aguardada estratégia no mercado brasileiro. Durante um evento realizado em São Paulo, a montadora chinesa confirmou seus primeiros modelos a serem fabricados localmente: o híbrido Song Plus e o elétrico Dolphin (na foto logo abaixo).

Estes dois veículos, já disponíveis para venda no país, marcarão o início das operações da nova fábrica, cuja inauguração está prevista somente para o segundo semestre de 2024.

BYD Dolphin será fabricado no Brasil, confirmou a marca chinesa

A decisão da BYD de adquirir a fábrica da Ford em Camaçari foi oficialmente confirmada. A fábrica abrigará três unidades produtivas: uma para carros, outra para ônibus e caminhões, e uma terceira para processamento de materiais de baterias. O investimento total, segundo a BYD, será na casa de R$ 3 bilhões.

Com uma capacidade inicial de produção de 150 mil unidades anuais, que posteriormente poderá ser ampliada para 300 mil, a BYD optou por dar início à operação brasileira com os modelos Dolphin e Song Plus.

BYD Song Plus também será fabricado no Brasil a partir de 2025

Com a produção local, o BYD Dolphin entrará de vez na disputa do posto de carro elétrico mais barato do Brasil. O hatch chegou ao mercado custando R$ 149.800 e forçou outras marcas a reduzir o preço de seus modelos elétricos.

A escolha dos dois modelos para dar o pontapé na produção nacional da BYD não é bem uma surpresa. Atualmente, o SUV BYD Song Plus (na foto acima e abaixo) é o carro mais vendido da marca no Brasil. Enquanto o Dolphin, o novo hatch elétrico da fabricante, acumula mais de 3 mil pedidos desde seu lançamento no país, em maio deste ano.

BYD Song Plus também será fabricado no Brasil a partir de 2025