Desde 1989, quando o desenho animado “Os Simpsons” começou a ser exibido na televisão norte-americana, uma dúvida assombra os telespectadores gearheads do programa: de qual modelo é o sedã cor-de-rosa que Homer dirige? Neste ano, a resposta foi enfim revelada, em um episódio batizado Pork and Burns, que foi ao ar no mês passado. O veículo é um Plymouth Junkerolla 1986.
Curiosamente, trata-se de um automóvel fictício, criado pelos produtores da série. Apesar de a marca Plymouth ter, de fato, existido – ela pertencia à Chrysler e esteve em atividade de 1928 a 2001 – nunca houve um modelo Junkerolla em sua linha de produtos. O nome é, na verdade, um trocadilho com a palavra Junk (traste, em inglês).
Antes da revelação, muitos telespectadores acreditavam que o carro de Homer era, coincidentemente ou não, um modelo justamente da marca Plymouth, que realmente existiu: o Valiant, do ano de 1971, que traz algumas semelhanças com o sedã rosa da série.
Mesmo antes de ter seu nome revelado, o carro de Homer já havia se tornado alvo de merchandising. A Lego já havia lançado um kit de bloquinhos do sedã rosa. O Plymouth Junkerolla também foi fabricado em escala reduzida pela Hot Wheels, que, além dele, desenvolveu ainda uma miniatura do “The Homer”, veículo que o patriarca da família Simpson idealizou no episódio “Oh Brother, Where Art Thou?”.