O Mercedes-Benz 600 é um dos sedãs mais icônicos da história, pouco mais de 300 unidades fabricadas, ele ficou famoso por sua combinação de engenharia avançada e opulência luxuosa tornando-se popular entre celebridades e chefes de Estado nos anos 70.
O chassi 001580, um 600 Pullman de quatro portas com volante à direita, é sem dúvida o 600 mais importante já construído. Encomendado por ninguém menos que John Lennon, uma das lendas da música e ícone cultural, este carro único foi equipado com uma série de extras que o tornam uma verdadeira obra-prima.
O carro do falecido Beatle está à venda no site da Tom Hartley, uma das empresas mais renomadas da Europa na venda de carros clássicos e raros. Sem preço divulgado, interessados em comprar o Pullman de Lennon devem formalizar uma proposta online.
Em 2021, um modelo similar ao do ex-Beatle foi vendido por R$ 12 milhões. Por aí, a de se imaginar o valor do raro carro do autor do hit "Imagine", assassinado por um fã, em Nova York, em 1980.
Extras personalizados por John Lennon
Em vez de opulência trivial, Lennon optou por extras que facilitariam sua criatividade durante as viagens. O carro foi equipado com um rádio Blaupunkt, um gravador Pioneer, um toca-discos Philips-Mignon e vários alto-falantes, criando um ambiente perfeito para o músico compor e se inspirar.
A cor escolhida por Lennon foi DB 050, um branco elegante e discreto. O interior era um verdadeiro oásis de luxo, com uma combinação de veludo macio nas costas dos bancos, painéis de couro preto, tapetes cinza e forro do teto creme.
Donos famosos
No início da década de 1970, Lennon se mudou para os Estados Unidos e o Mercedes 600 Pullman foi vendido ao seu colega de banda, o guitarrista George Harrison.
Mais tarde, o luxuoso carro foi adquirido por Mary Wilson, do The Supremes, que o utilizou durante turnês nos Estados Unidos e no Reino Unido, permanecendo sob sua propriedade por quase 15 anos.
Restaurado à perfeição
Na década de 1990, o carro foi completamente restaurado pela própria Mercedes-Benz, e hoje apresenta um desempenho impecável, combinando beleza clássica com engenharia de última geração.
O 600 Pullman de John Lennon é mais do que um carro luxuoso. O sedã com três fileiras de banco media 6,24 m de comprimento e era empurrado por um motor V8 M100 6.3 a gasolina, de 250 cv. O câmbio é automático de quatro marchas.