Nesta terça-feira, dia 25 de julho, é comemorado no Brasil o Dia do Motorista. A data vem em homenagem ao santo que é o padroeiro dos motoristas (especialmente aos de caminhão) sendo comemorada com muitas festividades e carreatas por todo país. Afinal, é indiscutível a importância do caminhoneiro para o mercado e para a economia.

Eles transportam a maior parcela de toda a carga nacional, trafegando os 1,7 milhões de quilômetros de malhas rodoviárias existentes no Brasil e quase tudo utilizado pela população tem um caminhão como responsável. 

A história de São Cristóvão

O dia acaba sendo também um dia de comemoração pela vida e coragem dos condutores de caminhões. Segundo a história, antes de ser santo, Cristóvão era um homem forte que desejava se tornar o homem mais poderoso do mundo.

No meio da sua caminhada, ele teria conhecido a Cristo e o reconhecido como homem mais poderoso do mundo. A partir daí, ao invés de sê-lo, Cristóvão decidiu segui-lo. Em determinado momento de sua vida, São Cristóvão carregou um menino no colo durante uma travessia.

Caminhoneiros merecem ser celebrados

Segundo sua percepção, o menino ficava mais pesado a cada passo que dava. Assim, a sua sensação era de estar carregando o mundo nas costas. Após o desabafo do santo, o menino teria dito que ele não estaria carregando o mundo nas costas, mas o Criador dele, pois se tratava de Jesus.

O conceito, então, de carregar o mundo trouxe para o mundo dos caminhoneiros o apadrinhamento do santo como padroeiro. Os caminhoneiros merecem ser extremamente comemorados, contribuem diretamente para o êxito da economia, ao mesmo tempo, em que enfrentam inúmeras dificuldades e riscos durante suas rotinas profissionais, todo dia é de celebrar os heróis das estradas.