A Fiat Strada é um case de sucesso de Fiat. Não por menos, é hoje o veículo mais vendido do Brasil. A Strada foi a primeira picape compacta no mundo a ter versão com cabine estendida e, depois, com quatro portas, por exemplo.
No fim de 2021, a marca italiana saiu na frente de novo com mais uma novidade no segmento: a Strada com câmbio automático CVT, o mesmo que já equipa o SUV Fiat Pulse e a irmã maior da Strada, a Fiat Toro.
A transmissão continuamente variável (CVT) estreou na picapinha da Fiat nas duas versões mais caras do modelo: a Strada Volcano (R$ 109.501) e a Strada Ranch (R$ 114.514), a opção top de linha testada pelo Super Motor.
Detalhes visuais da Strada Ranch
A diferença entre às duas versões é puramente estética. O pacote de equipamentos é idêntico, mas a Strada Ranch custa mais por conta de alguns detalhes como os retrovisores pintados de preto e os apliques nas laterais, que ganham o nome da versão.
Os estribos também são exclusivos da configuração. O acessório dá um estilo robusto ao modelo, mas faz mais sentido para picapes maiores.
Frente e traseira idênticas
Entre os itens que só a Strada Ranch estão ainda para-barros nas rodas aro 15 com acabamento diamantado e pneus de uso misto com medida 205/60.
A frente e traseira da Strada Volcano e Ranch são exatamente iguais. Atrás, a única diferença fica por conta do nome e o logo que identifica a presença do câmbio automático CVT. Além disso, a capota marítima traz o nome “Ranch” escrito em alto-relevo.
VW Saveiro tem caçamba menor
A capacidade da caçamba segue como um bom atributo da Fiat Strada. Na versão Ranch CVT, ela mantém os bons 844 L, o que continua sendo muito melhor do que os 580 L oferecidos, por exemplo, por versões com cabine dupla da Volkswagen Saveiro. A carga útil, ou seja, o peso que dá para levar na caçamba é de até 630 kg.
Por dentro, o visual da Strada Ranch é bem caprichado. O plástico rígido ainda predomina na cabine da picape da Fiat, mas nada que desabone a evolução no antigo acabamento espartano do modelo.
O espaço interno é bem acanhado pra quem viaja no banco de trás. Mas, de qualquer forma, uma picape compacta levar quatro pessoas é, por si só, um diferencial e tanto do modelo da Fiat.
Ranch bem-equipada
A central multimídia com tela touchscreen de sete polegadas tem comandos intuitivos. A Strada Ranch vem ainda com carregador sem fio para celular e dispensa o uso de cabos também para fazer o espelhamento com o sistema Android Auto e Apple CarPlay.
Os bancos com couro sintético são confortáveis e o apoio de braço central ajudam o motorista a se sentir bem ao volante.
O modelo vem ainda com quatro airbags, câmera de ré com sensores traseiros de estacionamento, além dos obrigatórios controles de estabilidade e de tração.
Apesar de bem-equipada, pelo preço, a Strada Ranch fica devendo alguns itens. O ar-condicionado ainda é 100% manual. Apesar de vir com faróis em full-LED, a versão estranhamente não tem sistema de acendimento automático dos faróis, por exemplo.
Câmbio CVT é bem acertado
Na pista, a nova Fiat Strada Ranch automática não decepcionou. O “casamento” do motor 1.3 Firefly, de até 107 cv de potência (com etanol) com a nova transmissão automática da picape é bem estável, sem sinais de soluços ou do efeito conhecido como “enceradeira” típico dos câmbios CVTs.
Com borboletas atrás do volante, a transmissão automática da Strada Ranch simula até sete marchas, mas está longe de ter um desempenho esportivo. A proposta é mais voltada para o consumo de combustível otimizado e uma direção aprazível, seja na cidade ou na estrada.
Bom balanço na pista
Na maioria das vezes, o motor trabalha de forma bem linear, sem fazer barulho demais. No teste do Super Motor, abastecida com etanol, a picape fez média de 8,9 km/L, em percurso misto.
Outro ponto que merece destaque na picape da Fiat é a boa calibragem da suspensão. O modelo passa por terrenos acidentados sem trepidar demais.
A Strada Ranch também encarou curvas sem fazer menção de que vá sair de traseira, por exemplo. A picape da Fiat mostra uma dirigibilidade cada vez mais próxima com a de um carro de passeio, por isso, tem se destacado tanto no mercado.
Ficha técnica
Fiat Strada Ranch CVT 2022
- Motor: 4 cilindros em linha, 1.3 flex
- Potência máxima: 107 cv (etanol) / 98 cv (gasolina) a 6.250 rpm/6.000 rpm
- Torque máximo: 13,7 kgfm (etanol) / 13,2 kgfm a 4.000 rpm
- Câmbio: Automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas
- Direção: Elétrica
- Suspensão: Dianteira - McPherson; Traseira com eixo rígido e molas semi-elipticas
- Freios: Dianteiros a disco; Traseiros a tambor
- Pneus: 205/55 aro 15
- Peso: 1.235 kg
- Comprimento: 4,48 m
- Largura: 1,73 m
- Altura: 1,59 m
- Entre-eixos: 2,73 m
- Altura livre do solo: 19,6 cm
- Caçamba: 844 L
- Consumo (Inmetro): Cidade - 8,8 km/L (etanol), 12,4 km/L (gasolina). Rodovia - 9,9 km/L (etanol), 13,9 km/l (gasolina)