Quando criou a XRE 300, a Honda entendeu bem as tendências do mercado. A marca fugiu do típico comportamento nervoso e emocionante dos modelos do segmento e privilegiou o comportamento mais próximo ao de uma big trail, com acelerações progressivas, reações previsíveis e muita estabilidade. E é isso que dá uma vantagem competitiva para a XRE.

Ela é capaz de ser leve e ágil o suficiente para enfrentar um trânsito urbano mais pesado, tem fôlego para enfrentar rodovias mantendo uma boa velocidade de cruzeiro e ainda é robusta para aguentar trechos mais acidentados, como em estradas de terra.

Torque instigante

O que mais impressiona na XRE quando se torce o acelerador é o torque brutal do modelo. São 2,72/280 kgfm para um modelo com uma inércia muito baixa e que pesa menos de 150 kg. Isso resulta em acelerações fortes e retomadas vigorosas.

Segundo o Instituto Mauá, contratado pela Honda para fazer as medições do modelo, o 0 a 100 km/h é feito em 10,5/11 segundos, a máxima é de 130 km/h, e o consumo médio fica em 21/30 km/L, respectivamente, com etanol e gasolina.

Faz falta

Exatamente para explorar melhor esse motor com bom desempenho que um câmbio de seis marchas viria bem a calhar. Principalmente em vias expressas ou rodovias, onde conseguiria andar mais facilmente em velocidades altas e teria uma redução de consumo.

De qualquer forma, o modelo tem qualidades desejáveis para este ambiente, como um assento extremamente confortável e o baixo nível de vibrações.

Ruim para os baixinhos

No trânsito, por outro lado, a XRE se vale do vigor e também mostra muita agilidade para mudanças de direção, o que facilita a manobra entre os carros no trânsito.

Em situações urbanas, apenas a elevada altura do banco, de 86 cm, dificulta quem não é muito alto a apoiar os pés no chão, o que incomoda um pouco em manobras de estacionamento.

Por outro lado, os 25,9 cm de altura livre ajudam bastante a explorar o lado mais esportivo do modelo, na terra. No fora de estrada, ela se vale ainda do bom torque em baixos giros, e do curso generoso dos amortecedores, com 245 mm na frente e 225 mm na traseira.

* Quer ficar ligado em primeira mão sobre as notícias automotivas? Então, siga a gente pelo Instagram @supermotoroficial e nos acompanhe nas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 18h30.