O citadino francês foi lançado em agosto de 2017 durante um megaevento no Allianz Parque, em São Paulo, e nestes quatro anos e meio de mercado foram emplacadas cerca de 280 mil unidades do modelo. Esse é o primeiro face lift do Kwid, que é o carro mais vendido da Renault no Brasil e tem, hoje, como único concorrente, o Fiat Mobi. São as duas únicas opções de subcompactos da indústria. Por isso estava na hora de dar uma reformulada e foi o que os franceses fizeram. O primeiro lançamento do ano traz modificações visuais com maior destaque na parte dianteira e no interior, além de ganhar um novo motor que elevou sua potencia e torque.

Confira o vídeo de avaliação do Renault Kwid

Visto de frente

É perceptível a preocupação da Renault em fazer com que o subcompacto passe a ser visto com olhar mais atento, onde a maior percepção de valor possa ser sentida. Acertaram os designers que projetaram as mudanças na dianteira, o para-choque ficou mais encorpado e as luzes de circulação diurnas, os conhecidos DRL em Led, são de série em todas as versões. Os faróis são de parábola dupla, ou seja, contam com dois conjuntos ópticos que garantem um facho de luz mais amplo quando o farol alto estiver ativado. Desta forma a frente, que também recebeu uma grade com novo desenho, ficou mais imponente.

Na traseira

Já na parte de trás do subcompacto francês as modificações foram mais sutis e se concentram no para-choque e nas lanternas, que agora são de Led. Na linha 2023 do Kwid o consumidor ganha a opção do teto em duas cores, ou Biton, nas versões intense e outsider, como neste modelo que SUPER MOTOR teve acesso antes do lançamento oficial, que aconteceu na manha desta quinta-feira, dia 20. Além da dupla cor nos modelos das versões citadas a rodas de liga-leve diamantadas também são de série. O Kwid oferece três versões de acabamento: Zen, Intense e Outsider. Além das cores vermelho Fogo, branco Glacier, prata Étoile e preto Nacré, o veículo estreia a carroceria azul Iron nas versões Intense e Outsider.

Por dentro

Se por fora o Kwid ganhou mais estilo, foi em seu interior que as modificações agregaram mais valor ao modelo. Começando do painel de instrumentos que agora tem mostradores em Led e todo painel central tem novo acabamento. A outra boa novidade no Kwid 2023 e a nova central multimídia Média Evolution, com tela de 8 polegadas com muito mais conectividade e claro, compatível com Apple Car Play e Android Auto, basta espelhar o smartphone para o acesso ao waze, spotify e whatssap do multimídia. Vale citar também o sistema Eco2 Driving, que detecta o modo de condução do motorista e sugere dicas para uma forma de dirigir ate 20% mais econômica.

Economia

Reconhecido pelo atributo de baixo em consumo de combustível entre os veículos compactos de entrada, está 5% mais econômico no ciclo urbano com etanol no tanque, registrando 10,8 km/l, e 3% mais econômico com gasolina, fazendo 15,3 km/l, segundo o Inmetro. Na linha 2023, está equipado com o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração. Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível.  Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.

 Motor

Mas não foi apenas em visual e conveniência que a linha 2023 do Renault Kwid promete manter o subcompacto em sua vitoriosa trajetória de sucesso no mercado brasileiro. A economia de combustível que sempre foi um dos pontos altos promete ficar ainda melhor com a adoção do motor 1.0 Sce Flex, de 03 cilindros que gera até 71 cavalos de potência e o torque também teve melhoria: 10,0 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina. A introdução do sistema start-stop que liga e desliga o motor quando o carro para, é outra novidade que irá contribuir para a economia de combustível.

Segurança

Em relação a segurança os destaques ficam para os quatro air-bags, dois frontais e dois laterais, de série em todas as versões na linha 2023 do modelo. Assim como as bolsas infláveis, o controle de estabilidade (ESP) o assistente de partida em rampa, o aviso sonoro do cinto de segurança desafivelado e os dois pontos de Isofix para prender a cadeirinha da criança, são itens standart no modelo. O Kwid terá ainda em 2022 uma versão 100% elétrica, a E-TECH Electric, que teve sua primeira aparição mundial durante o último salão do automóvel na França, em fins de 2018.

Versão Zen

Preço : R$ 58.890,00

Principais itens de série:

• 4 airbags (2 frontais e 2 laterais)

• Controle eletrônico de estabilidade (ESP)

• Assistente de partida em rampa (HSA)

• Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes

• Sistema Start & Stop

• Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)

• Luzes de circulação diurna (DRL) em LED

• Painel de instrumentos com mostradores em LED

• Indicador de temperatura externa

• Computador de bordo

• Tacômetro

• Direção elétrica

• Ar-condicionado

• Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes

• Travas elétricas das portas

• Vidros dianteiros elétricos

Versão Intense

Preço: R$ 64.190,00

Principais itens de série: todos da versão Zen mais

• Maçanetas externas na cor da carroceria

• Retrovisores em preto brilhante

• Calotas Flex Wheel 14" Bíton

• Retrovisores elétricos

• Chave tipo canivete

• Câmera de ré

• Media Evolution com tela de 8" com Espelhamento de smartphone Android Auto® e Apple CarPlay®, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia

• Comando satélite de áudio

• Lanternas com assinatura em LED

Opcional: pintura bíton e rodas de liga leve diamantadas 14'' bíton

Versão Outsider

Preço: R$ 67.690,00

Principais itens de série: todos da versão Intense mais

· Barras de teto

• Molduras de proteção lateral

• Skis frontais e traseiros

• Bancos exclusivos com detalhes na cor verde Citron