O Microlino Lite, apresentado no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça, é uma versão adaptada do popular city car elétrico da Micro para adolescentes a partir de 14 anos.
Seguindo os regulamentos europeus de quadriciclos, o veículo oferece uma experiência de condução segura e acessível para jovens entusiastas do automobilismo.
Idade permitida varia conforme o país
Atender aos requisitos significa que os jovens adolescentes podem dirigir, embora a idade mínima para dirigir varie de país para país: na França e na Itália são 14 anos, na Suécia, Alemanha, Áustria e Espanha são 15 anos e na maioria dos outros países você tem que ter 16 anos.
Mas as jovens não são o único público-alvo. Os veículos deste tipo podem ser conduzidos na Europa por qualquer pessoa que não possua carteira de motorista, caso possua uma licença para ciclomotor, equivalente a ACC aqui no Brasil.
Máxima de 45 km/h
Equipado com um motor elétrico de 12 cv, a velocidade máxima do Lite é de 45 km/h, a mesma permitida pelos regulamentos de quadriciclos na Europa.
O Citroën Ami (que será vendido no Brasil) e seus derivados Opel Rocks e Fiat Topolino seguem a mesma legislação e também se enquadram como quadriciclos motorizados para que adolescentes possam dirigi-lós.
Inspirado no clássico BMW Isetta, o Microlino Lite apresenta um design retrô charmoso, com cores vibrantes como Venice Blue e Berlin Anthracite, além de detalhes em laranja. O painel frontal que se abre facilita lateralmente o acesso aos dois assentos.
Autonomia e carregamento
O Microlino Lite oferece duas opções de bateria: 5,5 kWh (autonomia de 100 km) e 11 kWh (autonomia de 180 km). O carregamento rápido permite que a bateria atinja 80% de carga em até quatro horas.
O preço oficial do Microlino Lite ainda não foi divulgado, mas a versão standard do Microlino é vendida na Europa por aproximadamente US$ 18,7 mil (cerca de R$ 90 mil). A produção do Microlino Lite será realizada em Turim, Itália, e a data de lançamento ainda não foi confirmada.