O Jeep Renegade é o modelo preferido do público feminino, conforme apontado em pesquisa realizada pela Webmotors Autoinsights. O SUV produzido em Goiana, no Recife, foi o favorito para 46% das entrevistadas, à frente de Volkswagen Gol, que saiu de linha recentemente (22%), do Chevrolet Onix (15%) e da Fiat Toro (13%).
Entre as marcas de carros favoritas das mulheres apareceram: Chevrolet (13%), Volkswagen (11%), Fiat (10%) e Toyota (10%), seguidas por BMW (8%) e Jeep (8%).
Quanto às marcas de carros mais seguras do ponto de vista das consumidoras brasileiras, a Volkswagen subiu da quinta posição, no mesmo tipo de levantamento realizado em 2021, para o primeiro lugar em 2023, seguida por Chevrolet e Toyota (ambas com 11%), Fiat (9%) e Honda (8%). Idealizando um recorte por idade, para as mulheres acima de 45 anos os veículos mais seguros são os modelos da Toyota.
“Com a pesquisa observamos ainda que as mulheres dão muito valor para itens ligados à segurança e veículos mais altos, como os SUVs. Prova disso é o resultado do Jeep Renegade, um utilitário, ser o predileto do público feminino neste levantamento”, avaliou Cris Rother, CMO da Webmotors.
Sexismo nas oficinas
Ainda segundo o estudo do Webmotors Autoinsights, 72% das respondentes disseram ser as principais responsáveis por levar seus carros ao mecânico.
Nesse momento, os problemas mais frequentes vivenciados por elas são o receio de serem enganadas e pagarem por um serviço desnecessário (66%), a desconfiança ou impressão de receberem orçamentos mais altos porque são mulheres (22%) e considerarem lojas, concessionárias e mecânicas ambientes machistas (12%).