A vida da Peugeot mudou da água para o vinho recentemente. Isto porque de uma marca com inexpressiva participação de mercado, mesmo em detrimento às belas linhas de seus produtos, passou a ser controlada pelo quarto maior fabricante de veículos do mundo, a Stellantis.

A partir daí recebeu novos investimentos e um ambicioso plano de expansão, então a francesa passou a enxergar um holofote de um promissor futuro no fim do túnel. Com a recente redução de preços passou a ser oferecido na versão avaliada por R$ 110.840. 

Fato é que em um curto espaço as vendas cresceram exponencialmente e o receio da falta de liquidez em seus produtos vem deixando de ser um fantasma que assombrava os consumidores desde sempre.

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Com descontos do governo o Peugeot 208 Griffe, avaliado, sai por R$110.840

Design arrojado e marcante

Não há como negar, o novo Peugeot 208 chama atenção por anda e para, suas linhas diferenciadas aliadas à cor azul da unidade avaliada, fez muitos transeuntes viraram o pescoço para apreciar a beleza deste “leão”.

Versão topo de gama, a Griffe, traz muito equipamentos de sé

Começando pelo desenho dos faróis de LED, que se destacam, assim como as luzes diurnas, as DRLs, que remetem às garras do leão, símbolo que representa a Peugeot. Também a grade com detalhes cromados marcam o desenho na dianteira.

Na parte de trás, mais personalidade. A versão testada, top de linha, traz um aerofólio com luzes de freio integradas e um aplique preto que une as lanternas faz lembrar o que se vê em um Porsche. Vale lembrar que as luzes do conjunto não são de LED.

Conjunto de faróis em FULL LED e luzes diurnas que remetem a garra de uma leão dão toque especial no visual

Tecnologia e conforto no interior

Uma novidade nesta geração do Peugeot 208 é que chamam atenção é o i-cockpit, quadro de instrumentos digital e também em 3D. São duas telas e por elas o motorista confere autonomia e recursos de assistência como o leitor de placa que ajuda a lembrar qual a velocidade permitida da via.

Volante menor, com base achatada, painel em 3D e central multimídia são destaques

O ar-condicionado é digital, a central multimídia é de 10 polegadas, mas requer o uso de fio para estabelecer a conexão com o smartphone, que pode usar o Android Auto ou o Apple CarPlay.

Em compensação uma boa solução é um espaço com tampa que serve para guardar o celular e traz carregamento por indução. Na parte de segurança destaque para os quatro airbags, alerta de colisão, frenagem automática, entre outros.

O formato do volante, que é menor comparando a outros modelos, ainda se diferencia pela base achatada. O painel com um acabamento que imita fibra de carbono deixou o carro mais refinado, teclas de comando de algumas funções de conveniência e conforto, lembram as de um piano e já estavam presentes em outros modelos Peugeot, e agora chegaram ao 208.

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É nítida a sensação de espaço para quem viaja na frente

O espaço interno deixa a desejar, mesmo que esta geração tenha tido seu entre eixo aumentado isso não se traduziu em conforto. Para quem viaja na segunda fileira de bancos o espaço é limitado.

Na falta de itens de conforto atrás, o grande teto solar panorâmico ajuda a amenizar. Outro ponto que merece ressalva, nesta geração o espaço diminui de 285 para 265 litros sua capacidade.

Desempenho e dirigibilidade

Desenho da parte traseira é inspirado em modelos europeus

O 208 segue oferecendo o conhecido motor aspirado de 1.6 litro, com 118 cv de potência e 15,5 kgfm de torque, um conjunto confiável, mas que não empolga e deixa o “leão” com pouca força em uma cidade com tanta subida como é Belo Horizonte.

O câmbio é automático de seis velocidades, mas a falta das aletas na coluna de direção prejudicam a dirigibilidade e deixam o carro menos ágil em uma retomada para efetuar uma ultrapassagem. O motorista tem a opção da troca de marcas manual pela alavanca, mas não é o mesmo.

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