Primeiro SUV 100% elétrico da Peugeot no mercado brasileiro, o e-2008 GT tem design idêntico ao do modelo a combustão, com algumas alterações nas rodas, no para-choque e nos faróis de neblina.
O preço sugerido do Peugeot 2008 elétrico é de R$ 259.990, o que o coloca na categoria de carros de luxo no mercado brasileiro.
O e-2008 GT é construído sobre a plataforma modular e-CMP (Electric Common Modular Platform), que permite acomodar as baterias de íons de lítio sem comprometer o conforto dos ocupantes.
O SUV elétrico da Peugeot se desloca com um motor elétrico de 136 cv de potência e torque instantâneo de 26,5 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
Painel 3D
O Peugeot 2008 elétrico conta com diversos recursos tecnológicos, como o sistema i-Cockpit 3D, que cria uma experiência imersiva ao condutor, e o Drive Assist, que oferece assistência em manobras e frenagem de emergência.
Por dentro, o carro tem ainda como destaque a central multimídia com tela de 10 polegadas, com GPS integrado e Android Auto/Apple CarPlay (com fio) e as luzes internas são configuráveis.
O SUV elétrico impressiona pela qualidade dos materiais. Os bancos são revestidos em couro, com aquecimento. O volante pequeno e esportivo também ostenta o mesmo nível de acabamento.
Um recurso exclusivo do e-2008 GT é o e-Toogle, um seletor que permite escolher entre as marchas Drive, Neutral, Reverse ou Park, além do modo B Mode, que aumenta a regeneração de energia nas frenagens e permite dirigir o SUV elétrico usando apenas o pedal do acelerador.
Esse modo ajuda a economizar bateria e a prolongar a vida útil das pastilhas de freio.
O utilitário-esportivo 100% elétrico conta com quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Eles alteram a resposta do acelerador, a direção e o ar-condicionado para adequar o desempenho do veículo às preferências do motorista ou às condições da estrada.
Tempo na tomada
A bateria do Peugeot e-2008 GT tem capacidade de 50 kWh e oferece uma autonomia estimada em 320 km pelo ciclo WLTP. O tempo de recarga varia conforme o tipo de carregador: em uma tomada doméstica de 220V, leva cerca de 16 horas; em um carregador rápido de 100 kW, leva apenas meia hora para atingir 80% da carga.
O modelo também oferece diversos itens de segurança e assistência ao condutor, como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, detector de fadiga, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Ficha técnica - Peugeot e-2008 GT
Motor: elétrico síncrono, dianteiro
Combustível: eletricidade
Potência máxima: 136 cv
Torque máximo: 26,5 kgfm
Câmbio: automático, caixa redutora de relação fixa
Direção: elétrica com assistência variável
Suspensões: MacPherson (d) e travessa deformável (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,3 m (C), 1,77 m (L), 1,55 m (A)
Entre-eixos: 2,60 m
Pneus: 215/55 R18
Porta-malas: 434 L
Bateria: íons de lítio, 50 kWh
Peso: 1.630 kg
Velocidade máxima: 150 km/h
Autonomia: 345 km (ciclo WLTP)
Recarga: 30 minutos em estações ultrarrápidas de 100 kW, 53 minutos (50 kW), 06h02 (7,4 kW e 22 kW), enquanto 24h56 na rede doméstica de 1,8 kW