A febre global por SUVs continua a crescer, mas à medida que esses veículos conquistam cada vez mais o mercado, sua expansão física também gera preocupações.

Enquanto em mercados da América do Norte, o aumento de tamanho dos modelos pode passar despercebido, na Europa, com suas ruas estreitas e espaços limitados, a questão se torna mais delicada.

Vendido no Brasil, Porsche Cayenne foi um dos modelos levados em conta no estudo da T&E

Cidades europeias e o desafio dos SUVs

Em cidades europeias densamente povoadas, onde estacionar o veículo pode ser tão difícil como encaixar uma peça de Tetris no lugar certo, o aumento no tamanho dos SUVs já causa atritos e desafios.

Um recente estudo da ONG Transport & Environment (T&E) revelou que, em média, os novos veículos de passageiros na Europa crescem, em média,1 cm em largura a cada dois anos, ocupando espaço crítico nas ruas que poderia ser utilizado por outros usuários.

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Marcas se aproveitam de brecha na lei 

Especialistas alertam que, sem intervenção regulamentar da União Europeia, essa tendência pode levar a cidades mais congestionadas e perigosas para pedestres e ciclistas.

Atualmente, a largura máxima permitida para todos os veículos na União Europeia é de 2,55 m, uma lei promulgada nos anos 90 para limitar o tamanho de ônibus e caminhões.

No entanto, essa medida se tornou uma brecha para fabricantes de automóveis produzirem SUVs cada vez maiores, causando desafios em vias estreitas e vagas de estacionamento.

Hummer EV

SUVs do tamanho de caminhões?

O estudo da T&E destaca ainda que, em 2023, a largura média dos novos carros na Europa ultrapassou 1,80 m com um crescimento anual médio de 50 mm desde 2001. A maior preocupação é que, sem reformas, SUVs e picapes de luxo podem se tornar tão imensos quanto alguns caminhões e microônibus.

Modelos como o Hummer EV comprado pelo atacante Hulk, do Atlético, chamam atenção justamente pelo tamanho. O SUV comprado pelo camisa 7 do Galo, por exemplo, tem 2,38 m de largura e excepcionais 2,05 m de altura. 

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Assim como em cidades históricas do Brasil, as vias estreitas na Europa tornam o estacionamento na rua uma tarefa desafiadora. Muitas vagas foram projetadas para veículos com largura máxima de 1,80 m, excluindo quase metade dos carros novos no mercado. No Brasil, modelos como o Volkswagen Taos (foto abaixo), por exemplo, têm largura acima disso (1,82 m).

Volkswagen Taos

O estudo da T&E inclui gráficos ilustrando o impacto desses grandes SUVs nas ruas e destaca a necessidade de reavaliação das regulamentações. 

Alguns dos SUVs grandes atualmente à venda no mundo têm mais de 2 m de largura. Isso inclui modelos vendidos no Brasil inclusive como o BMW X5 e BMW X6 (foto abaixo), Range Rover Sport, Defender, além do Porsche Cayenne e do Audi Q8.

Embora não sejam tão largos quanto um caminhão compacto, eles já não mais compatíveis com muitas vias em cidades europeias como Paris, Londres e Berlim.

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Altura dos veículos também preocupa

O relatório por fim também sugere que os legisladores devam rever o tamanho máximo dos veículos de passageiros para proteger o espaço público de “maiores invasões”.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Vias, na Bélgica, entre 2017 e 2021, levantar o capô de um veículo em 10 cm aumenta o risco de fatalidade em colisões com pedestres e ciclistas em impressionantes 30%.

O Parlamento Europeu planeja abordar essas questões no próximo dia 12 de fevereiro, enquanto a França, no dia 4, inicia um referendo popular para implementar medidas para desencorajar o uso de veículos maiores, incluindo a possibilidade de taxas de estacionamento três vezes mais caras para SUVs grandes.