A picape VW Amarok foi eleita a melhor picape do mundo, nesta semana, no prêmio Women's World Car of the Year, concedido anualmente pela imprensa automotiva mundial aos principais lançamentos do mercado.
Mesmo compartilhando plataforma com a Ford Ranger em alguns mercados, a Amarok foi eleita graças à sua "mudança radical". As melhorias no estilo, conforto interno e qualidade dos materiais foram fatores determinantes, juntamente com as cinco opções de motores para os mercados globais.
A VW Amarok premiada nos EUA não é a mesma que chegará ao Brasil neste semestre de 2024. Por aqui, a Amarok ganhará uma sutil plástica no visual (foto abaixo), mantendo o mesmo conjunto mecânico, e ganhando alguns equipamentos com painel digital de instrumentos.
Critérios da premiação
A escolha foi feita por um júri composto por 75 mulheres do jornalismo automotivo em 52 países, abrangendo cinco continentes. Ao todo, 62 modelos participaram da disputa dividida em 5 categorias.
Para concorrer, cada veículo precisava estar disponível para venda em pelo menos dois continentes, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Os resultados revelaram uma preferência por modelos com boa altura do solo, com apenas um modelo "tradicional" conquistando o pódio, excluindo superesportivos.
Outros modelos premiados
Recém-lançado no Brasil, o SUV elétrico Volvo EX30 foi escolhido pelas mulheres jornalistas como o melhor carro para famílias. O BMW Série 5 conquistou a preferência entre os modelos "grandes".
Outro carro que chegará ao Brasil em 2024, o elétrico Kia EV9 faturou o prêmio de melhor SUV lançado no mundo em 2023. Entre os carros premium exclusivo, o Aston Martin DB12 liderou a disputa.
Prêmio de Carro do Ano sai em março
A escolha do Carro do Ano com o júri feminino da imprensa automotiva mundial será anunciada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no canal da premiação Women's Worldwide Car of The Year, no YouTube.