Adeus sábado

Foi assim. Sábado, como todos os sábados, animada turma encontrou-se na Savassi. Lá pelas tantas, depois de tantas, combinamos de, dia seguinte, repetirmos as doses num dos bares/restaurantes mais clássicos do BH, a “Petisqueira do Primo”, de Relines Bessone, em Lourdes que, pasmem, vai comemorar 73 anos. Aí, inevitável e felizmente, amanheceu o domingo triste e chuvoso.

Adeus Trator

Triste porque, ao acionarmos o WhatsApp, lá estava a triste notícia da morte do ex-governador de Minas, o popular “Trator”, Newton “Newtão” Cardoso. Uma figura com todas as letras. Não deu outra. Enfrentamos a chuva e o luto, mas fomos homenagear Newtão, na “Petisqueira do Primo”. E lá, em memória, causos, histórias e fotos, uma delas, ilustrando coluna de hoje, estava ele.

 

Um grande escritor, George Borten, que acaba de lançar seu segundo livro, "Travessias Acidentais", mais uma aula de literatura, originalidade e criatividade.
Foto: Arquivo Pessoal

 

Trator Gentil

O templo, “Petisqueira do Primo”, é um museu. Suas paredes são cobertas por fotos de seus mais ilustres freqüentadores, de Tancredo Neves a Hélio Garcia, passando pelo ex-vice-presidente, José Alencar e claro, Newton Cardoso. Newtão, velado, ontem, “comme il faut”, no Palácio da Liberdade, foi o tema da tarde que virou noite. Ele inspirou o encontro no dia de Iemanjá, Rainha das Águas e da Bahia, onde Newton nasceu para ser, o baiano mais mineiro das Gerais. Um brinde ao “Trator” que cumprindo sua natureza, abriu Minas para o Brasil.

Iate sem mar

Do presidente do Pampulha Iate Clube - PIC, Antonio Eustáquio da Rocha Soares, o “Taquinho”, em seu quarto, brilhante e inovador mandato: o clube “nasceu de um sonho, em cenário grandioso, exuberante, gigante área verde. O arrojado projeto tem três grandes mestres: Oscar Niemeyer, Candido Portinari e Roberto Burle Marx, cujos belos jardins emolduram seus mais de 70 mil m²”.

Iate com tudo

“O complexo esportivo é um dos mais completos e modernos do país. Seis quadras de peteca (quatro cobertas); 12 quadras de tênis (11 de saibro e uma de piso rápido, três delas cobertas); uma quadra poliesportiva; dois campos de futebol “society”, um de grama natural e outro com sintética; uma quadra de areia para vôlei e futevôlei e mais”.

Iate com mais

“Duas quadras de ‘squash’, três de ‘beach tennis’, uma de minibasquete. Seis piscinas sendo uma social, duas de biribol, uma infantil, uma semiolímpica e uma de bar molhado, aquecidas, além de um toboágua e um parque aquático infantil. O PIC desfruta do mais alto conceito junto à sociedade mineira e faz parte da história da capital”.

 

Geovana Santos, que lança seu primeiro livro infantojuvenil, "O Pijama de Nina". Foto: Arquivo Pessoal

 

Iate com charme

“É conhecido nacionalmente pela sofisticação e importância social e tornou-se referência de lazer com qualidade, fruto de um passado brilhante construído em bases sólidas. Cada um dos presidentes que por aqui passaram, imprimiram sua marca e trabalharam incansavelmente, com amor e dedicação, em prol do PIC”

Iate com champagne

Há 64 anos a cidade parou para a inauguração do novo clube, em 26 de janeiro 1961, com a presença de 20 mil pessoas, entre elas o então senador Juscelino Kubitscheck, como paraninfo. Nessas mais de seis décadas, muita coisa mudou, mas o clima familiar e o espírito de amizade continuam sendo os principais motivos que reúnem quatro gerações de associados”.

Fábrica de cinema

A Prefeitura de Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, por meio do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais - FUNEMP e o Instituto Universo Cultural fecharam parceria no “Cinema Sem Fronteiras – Programa Internacional de Audiovisual”, com investimento de R$ 6 milhões.

Usina de cinema

O convênio terá duração de 18 meses e prevê quatro programas e eventos do setor audiovisual: “Mostra de Cinema de Tiradentes”, “Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP”, “Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte – CineBH” e o “Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução”.

Fábulas fabulosas

Por causa do êxito, a exposição, “As Fantásticas Fábulas de La Fontaine”, no DiamondMall, foi prorrogada até dia 16. Os pais, que ainda não levaram as crianças para a aventura, têm mais tempo. A atração aborda o legado do famoso escritor francês e promete jornada inspirada em seus contos que atravessam gerações.

Fábulas deliciosas

As crianças mergulham no universo de oito fábulas de La Fontaine, “participando” das histórias, entre elas a ‘A Raposa e as Uvas’, ‘A Cigarra e a Formiga’ e ‘O Galo e a Raposa’. Um grande livro cenográfico, com a biografia do contista e suas principais referências, também está disponível. Mais: uma animação que, com Inteligência Artificial, La Fontaine explica sua inspiração para criar os contos.

Curtas & Finas

* O compromisso global com a descarbonização e a adoção de práticas sustentáveis impulsionam o setor de mobilidade elétrica no Brasil.

O Brasil é um dos pilares da transição energética.

Nesse cenário, a Nansen desponta como líder e referência, alcançando crescimento de 400% no faturamento em 2024, comparado ao ano anterior.

* A Cineart participa da “Semana do Cinema”, com ingressos a R$10 reais, até dia 12.

As 65 salas da rede, em Minas, participam da ação e a promoção é válida para todas as sessões nas salas 2D.

Programação variada, com longas nacionais e internacionais e grandes sucessos.

*Para o Carnaval, o bloco “Quando Como se Lambuza” ensaia todas as quartas-feiras, a partir das 18h, no Galpão 54, Lagoinha.

Ensaios técnicos semanais até 26 de fevereiro. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Gofree.

*Inspirado na figura que, na Roma Imperial, era responsável pela seleção das bebidas servidas aos imperadores, o restaurante “Rex Bibendi” acaba de ser reinaugurado.

E é a nova delícia da Savassi, principalmente nas tardes de sábado.

O negócio, que começou há 30 anos, como uma distribuidora e representação de vinhos, transformou-se em um charmoso ponto de encontro.

E viva quem gosta de vinho! Agora, a casa traz uma nova identidade voltada para a experiência de restaurante.

Traz as visões de Dulce Ribeiro, fundadora da marca, e dos sócios Cacau e Pablo Teixeira.