Até que enfim
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo, feliz com o Ministério Público que “suspendeu a suspensão” das obras no Trevo do bairro Belvedere: “como dizemos há anos, é uma obra muito desejada, urgente e pertinente. Mais uma etapa vencida, importante passo para que as obras se tornem realidade, entre Nova Lima e BH. Lutamos muito, mas a cada conquista aumenta o otimismo de que, logo, teremos uma melhor mobilidade, para toda a região”.
Navios “velozes”
A MSC Cruzeiros promoveu, dia 26 de junho, sessão para imprensa e parceiros comerciais no Cinema Kinoplex, do Shopping Parque da Cidade, em São Paulo, do filme, “F1”. A superprodução é estrelada por Brad Pitt e dirigida por Joseph Kosinski, com produção da Apple Original Films e Jerry Bruckheimer. Mais um passo na forte conexão da marca com a Fórmula 1.
Navios “furiosos”
Desde 2022, a MSC é parceira mundial da Fórmula 1, com presença da marca nas principais corridas do calendário oficial, incluindo a linha de cruzeiros de luxo “Explora Journeys”. Essa parceria foi renovada até 2030 e prevê os “direitos de nomeação” de três grandes prêmios em 2025: Austin (EUA), Áustria e o inédito Grande Prêmio MSC Cruzeiros São Paulo de Fórmula 1.
Série Real
Os segredos da Estrada Real foram belamente revelados. O Minasplay está com nova série, “Veredas do Brasil – Estrada Real e seus Ofícios”, de Cristina Maure e Sílvia Godinho. A produção convida a percorrer trechos conhecidos como o principal caminho de transporte de ouro e diamante no período colonial até o litoral brasileiro durante o século 18.
Série irreal
Com 13 episódios e tendo Diamantina como ponto de partida, a série valoriza personagens locais e mostra o dia a dia de trabalhadores que mantêm viva diversas tradições, como os construtores de adobe, cantaria, farinheiros, marceneiros, garimpeiros, entre outros. Parabéns, mais uma vez, ao presidente da Empresa Mineira de Comunicação - EMC, Gustavo Medicino.
Série brilhante
Quem já viu, na Rede Minas, o programa “Veredas”, ganhou um diamante lapidado, a história da Estrada Real, começando por Diamantina. Uma aula de história e uma obra-prima da produção televisiva. Simplesmente fantástico. Parabéns também à Rede Minas e aos produtores do programa, que recomendamos com orgulho e louvor.
Capital inicial
Na década de 1970, Tunico Lages trocou o mercado de capitais pelo ofício na madeira, após um sonho revelador, no qual via um marceneiro trabalhando a cumeeira de uma igreja com uma enxó. Ali, seu novo caminho. Comprou máquinas e, mais de 30 anos depois, segue fiel à marcenaria artesanal, com forte apelo estético, ergonômico e afetivo.
Capital memorial
Seus bancos, “chaises” e poltronas nascem do Cerrado, de madeiras mortas ou reaproveitadas, como o angico, que ele transforma em esculturas habitáveis. Com raízes no Vale do Jequitinhonha, imprime, em cada peça, uma memória sensível do Brasil profundo. Seu design fala de ancestralidade, natureza e reconexão, tocando quem vê, senta e sente. É arte que acolhe.
Capital sensorial
Tunico está em diversos ambientes da “Mostra Modernos & Eternos 2025”, na Escola Estadual Afonso Pena. Reunião de Mestres exaltando a cultura mineira, dando forma a obras que revelam um Brasil autêntico, poético e sensível. Dia 9, às 16h, um “Dedo de Prosa com Tunico Lages”, encontro na loja “Anjos Belvedere”, marca que acredita no design brasileiro.
Reservas fundamentais
As principais lideranças ambientais do Brasil estarão em BH, dias 22 e 23, no Minas Tênis Clube 1. O foco é a participação na 7ª edição do Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPNs. O evento traz nomes como o de Mário Montovani, presidente da Fundação Florestal de São Paulo e diretor de Relações Institucionais na Associação Nacional Municípios e Meio Ambiente – ANAMMA.
Reservas cruciais
E ainda, Pedro Bruzzi Lion, superintendente da Funatura; Paulo Hartung, economista, presidente-executivo da Indústria Brasileira de Árvores - IBÁ; Virgínia Camargos, bióloga, Mauro Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio; Patricia Accioly Calderari da Rosa, gerente de Biodiversidade do Instituto Água e Terra.
Reservas preciosas
E ainda, Lavínia Fragoso, promotora de Justiça no Ministério Público do Estado de Alagoas. Os especialistas, gestores e ativistas, representantes de organizações não governamentais, agências governamentais e Ministério Público, vão promover um diálogo aberto e construtivo sobre os desafios e as oportunidades que as RPPNs oferecem.
Doce pimenta
A empresária mineira Gabriela Pimenta celebrou, recentemente, seu aniversário de 38 anos, com festão em sua casa, na paradisíaca Praia do Forte, no litoral baiano. O evento, reuniu familiares e amigos como Carlinhos Brown, Xanddy e Carla Perez.
Legenda: Arquivo Pessoal
Forte pimenta
Gabriela Pimenta está à frente da “DM Universitária”, uma das maiores produtoras de eventos universitários do Brasil. É sócia da “BRB Stock Car Pro Series”, um dos mais importantes campeonatos de automobilismo do país. No ramo da beleza, é sócia de uma marca de cosméticos e de um salão de beleza. Determinação, inovação e paixão em tudo o que faz.
Curtas & Finas
*Ainda sobre o Gabriela Pimenta. Carlinhos Brown presenteou a emocionada aniversariante, cantando "Velha Infância", sucesso dos Tribalistas.
A canção sobre amor e conexões profundas trouxe nostalgia e emoção.
Em 2025, o 1º Festival de Música Popular Brasileira faz 60 anos.
O “Jardim Musical” recebe o cantor e violonista João Belleza e seu convidado, Tadeu Franco, em show que recorda canções que surgiram com os grandes festivais.
Ingressos à venda para o dia 10, às 20h30, na Casa Belloni, Centro. O projeto tem curadoria da jornalista Márcia Francisco.
* A saúde infantil em Minas alcançou marco inédito.
Belo Horizonte recebe a primeira Unidade de Transição Pediátrica Hospitalar voltada ao cuidado de crianças.
Crianças que, embora clinicamente estáveis, ainda necessitam de acompanhamento contínuo e especializado.
A unidade, com dez leitos, que acaba de ser inaugurada na Versania Brasil, no Santa Lúcia, terá atendimento humanizado com foco na família.
*A “Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas” realiza sua segunda edição de 2025, a 67ª no geral, entre os dias 4 e 13 de julho, no Minascentro.
Desta vez, o evento vai reunir novos participantes, somando 110 expositores.
Na homenagem aos 100 anos do Automóvel Clube, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, o diretor social do clube, Franklin Bethônico; as amigas Leticia Nelson de Senna e desembargadora, Márcia Milanez, com o presidente do Automóvel Clube, Ragheb Hamade Filho. Foto: Arquivo Pessoal