Prefeito Botânico
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, participou da badalada e verde inauguração do Botânico Shopping, o primeiro de Minas Gerais totalmente integrado à natureza. A celebração aconteceu dia 8, no “lounge” do shopping no Belvedere, com “brunch” para convidados e imprensa.
Foto: Edy Fernandes/Divulgação
Botânico e Luxuoso
O shopping reúne sofisticação e acolhimento. Segundo Damião, é um presente para BH, alinhado à visão de futuro da administração municipal. Ele ressaltou que a inauguração está integrada à série de futuras obras de mobilidade urbana, visando o desenvolvimento e preservação de áreas verdes.
Foto: Edy Fernandes/Divulgação
Luxuoso e Desbravador
“Teremos uma cidade múltipla, heterogênea e com mais oportunidades para quem quer empreender”, afirmou Damião. Ele destacou o ambiente favorável para negócios que está sendo construído. “Daqui a quatro anos, teremos uma Belo Horizonte diferente, uma cidade mais feliz que encoraja o empreendedorismo. Seremos a cidade do ‘Sim’, gestão que faz questão de receber bem os empreendedores”.
Minas de novo
Se conseguirmos, vamos comemorar para sempre. Minas Gerais, mais uma vez, está bem na fita e na foto, desde o dia 10, na 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Paris. Se aprovado, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu será oficialmente incluído na lista do Patrimônio Mundial Natural.
De novo no mundo
Um dos maiores patrimônios naturais e arqueológicos do Brasil esteve ou está prestes a conquistar o reconhecimento internacional. O cânion do rio Peruaçu, dentro do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, foi avaliado. A glória pode ocorrer, até esta manhã.
Mundo no planeta
Se aprovado, o Peruaçu integrará o seleto grupo de sítios brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial Natural, ao lado dos Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, o Pantanal e o Parque Nacional do Iguaçu. O título pode impulsionar o turismo sustentável, atrair investimentos, promover a educação ambiental e fortalecer a proteção da área.
Único no planeta
Com mais de 200 cavernas catalogadas e mil prospectadas, gigantescos paredões calcários, sítios arqueológicos milenares e uma biodiversidade única, o Peruaçu reúne paisagens cênicas e registros humanos de 12 mil anos. A área abriga Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e a maior estalactite do mundo, a “Perna da Bailarina”, com 28 metros.
Foto: Arquivo Pessoal
Série Lírica
O Coral Lírico de Minas Gerais - CLMG continua a série “Lírico em Concerto”, agora, sob a regência da maestra argentina convidada, María Clara Marco Fernández. O programa é dedicado ao repertório coral-sinfônico europeu dos séculos 18 e 19, com obras de compositores como os alemães Ludwig van Beethoven e Johannes Brahms.
Série Imperdível
E mais! O austríaco Franz Schubert e a francesa Lili Boulanger. Com um repertório que esbanja a delicadeza, a expressividade e a força do canto coral, a apresentação promete uma noite memorável. Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, dia 15, às 20h.
Dando um Grau
O Grau Educacional recebeu o prêmio “Melhores Franquias do Brasil 2025”, da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. A premiação destaca as redes que mais se destacam no grande “franchising” nacional, com base em pesquisa realizada pela Serasa Experian.
Grau a Mais
Mais de 400 marcas foram avaliadas nos critérios de satisfação dos franqueados, desempenho financeiro e qualidade da rede. A conquista reafirma o compromisso do Grau Educacional com a excelência no ensino técnico e profissionalizante. Parabéns e mais prêmios!
Curtas & Finas
* No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, dia 8, o BH Airport celebrou sua contribuição para o avanço científico do país. Como?
Com a operação do seu “hub” logístico multimodal, que tem um papel estratégico no transporte de cargas do setor de “Ciências da Vida”.
Entrada e saída de produtos essenciais para o desenvolvimento da ciência e da saúde no Brasil.
* Somente até amanhã, Zezé Motta no monólogo “Vou Fazer de Mim um Mundo”, no Teatro 1 do CCBB BH.
O espetáculo, da obra da escritora Maya Angelou, tem direção de Luís Artur Nunes e marca o retorno de Zezé aos palcos após mais de uma década.
* Nas férias escolares: magia, encanto e diversão no Pátio Savassi.
Até dia 27, teatro infantil, reunindo clássicos que atravessam gerações e continuam encantando crianças e adultos.
Serão 16 espetáculos apresentados diariamente, sempre às 16h, no Teatro do Pátio Savassi (Piso L3).
Títulos adorados como “O Pequeno Príncipe”, “A Bela e a Fera”, “Peter Pan”, “Rapunzel”, “Branca de Neve” e “Cinderela”.
*A galeria de arte, “Olhar BH Shopping”, recebe, até dia 31, a exposição da artista mineira Priscila Amoni: seleção de obras que mesclam pintura, natureza e o universo urbano.
Com visitação gratuita, a mostra convida a conhecer artes visuais que unem tradição pictórica e o cotidiano das cidades.
* O BOP Games 2025, maior festival multiesportivo da América Latina está chegando.
Edições programadas para 9 e 10 de agosto na Arena BRB (Mané Garrincha), em Brasília.
E 13 e 14 de setembro no Mineirão, em Belo Horizonte. O BOP Games une esporte, cultura, gastronomia e entretenimento.