Medalha merecida

O professor Valseni Braga, diretor-geral da Rede Batista de Educação, foi um dos homenageados com a “Medalha do Dia de Minas”, entregue pelo Governo do Estado em solenidade oficial, dia 16, em Mariana. A cerimônia integrou as comemorações da “Semana de Minas” e teve a presença do governador Romeu Zema Neto, do vice-governador Mateus Simões, autoridades civis e militares.

 

No recente evento promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados - CESA, a advogada e vice-presidente do CESA Nacional, Cristiane Romano e o advogado e presidente do CESA/MG, Nilson Reis Jr.
Foto: Edy Fernandes/Divulgação

 

Medalha construtiva

A medalha homenageia personalidades e instituições que prestam relevantes serviços ao desenvolvimento de Minas Gerais, em diferentes áreas de atuação. “Agradeço imensamente ao Governo de Minas por esta honraria que reconhece o papel transformador da educação. Recebo a medalha em nome da equipe da Rede Batista de Educação”.

Medalha excelente

E “reafirmando nosso compromisso com uma formação que une excelência acadêmica, valores cristãos e responsabilidade social”, afirmou Valseni Braga. À frente de uma rede de escolas centenária, presente em diversas cidades mineiras, Braga lidera proposta educacional que alia inovação pedagógica, princípios éticos e cuidado integral com cada estudante. 

Medalha humanista

Sua atuação reforça a importância da educação como pilar estratégico para o crescimento humano e social do Estado. A condecoração simboliza o reconhecimento não apenas da trajetória do professor, mas também da contribuição efetiva da Rede Batista de Educação para o presente e o futuro de Minas Gerais.

Medalha forte

Pelos mesmos ótimos motivos, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte - CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, também foi agraciado com a Medalha Dia de Minas. A cerimônia aconteceu claro, em Mariana que, simbolicamente, assume o posto de capital de Minas Gerais, todo dia 16 de julho: homenagem à história do estado e seu povo; foi a primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais.

 

No mesmo evento do CESA, as advogadas, Cristiane e Carolina Leonardo
Foto: Edy Fernandes/Divulgação

 

Mares navegados

O Salão Náutico Capitólio 2025, promovido pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, acontecerá de amanhã ao dia 27, em Capitólio, no Lago de Furnas, o popular “Mar de Minas”. É o maior salão de negócios náuticos do estado e reunirá exposição de embarcações, “jets”, equipamentos, serviços, gastronomia, música e atividades de lazer para toda a família. 

Mares voadores

Tudo para fortalecer o turismo náutico, a cultura, o lazer e o comércio na região.  Ponto de encontro para amantes do estilo de vida náutico, inovação e sustentabilidade. A expectativa é que o evento movimente mais de R$ 30 milhões em negócios e atraia cerca de 10 mil visitantes. Patrocínio da Codemge, apoio da Copasa e suporte do Sebrae Minas para apoiar empresários interessados no mercado turístico.

Cotidiano e Viajante

O cronista e escritor Leonardo Perez lança sua segunda publicação pela Editora Amazon, “Crônicas cotidianas e de viagens de Leo Perez”. 27 crônicas selecionadas pelo autor sobre seu dia-a-dia em Belo Horizonte, em Minas Gerais e em algumas viagens. Leo Perez “nasceu” cronista já que a “Perez Family” sempre atuou neste tipo de texto.

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte - CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, também agraciado com a "Medalha Dia de Minas", dia 16, em Mariana. Foto: Arquivo Pessoal

 

Cotidiano e detalhista

Atuou através de seu pai, o saudoso jornalista Rogério Perez, que escrevia diariamente nos principais jornais e revistas nacionais. A paixão pela mídia impressa, livros, jornais e a vontade de manter vivo o legado das crônicas são os maiores incentivos para a escrita deste cronista observador e atento ao seu redor. Livro já disponível na plataforma da Amazon.

 

O cronista e escritor Leonardo Perez, lançando, pela Amazon, “Crônicas cotidianas e de viagens de Leo Perez”. Foto: Arquivo Pessoal

 

Curtas & Finas

* Cinema no já citado, “Mar de Minas”.

De 14 a 17 de agosto, o cinema invade as margens do Lago de Furnas com a “8ª Mostra Fama!”. 

Mais que exibição de filmes: encontro, escuta, paisagem e memória.

É o interior ganhando voz, projeção e poesia, onde o cinema e a paisagem se encontram. Programação pelo Instagram: @mostrafama.

* Depois do sucesso da primeira edição, a “Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência – PcD” volta a Belo Horizonte.

A parada acontecerá na Praça da Estação, dia 26, das 12h às 18h. 

A programação traz shows, performances, atividades interativas e um manifesto coletivo, compondo um dia inteiro de encontros, cultura e ocupação simbólica da cidade.

* A terceira edição do “Punk no Parque: Sessões na Cidade” acontece na Cozinha Barnabé, bairro Bonfim, dia 26 das 18h às 22h, com apoio do Memorial Vale. 

A programação reúne Koala & Sonrisal (guitarristas das bandas Hateen e Street Bulldogs), a estreia no Brasil da banda londrina Freespirits e o retorno da mineira Saginata, de Juiz de Fora.

* A Trevo Lácteos/Ehrmann bateu recorde de vendas durante a “Feira Multishow”, no Espírito Santo. 

O estado é o maior mercado da Trevo depois de Minas Gerais. A expectativa é crescer 10,3% no mercado capixaba em 2025.

*No Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB/BH, a exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”.

Em cartaz no Pátio e nas Galerias do 3º Andar, até dia 28, com o objetivo de ampliar a conexão entre as expressões artísticas do Norte do país e os olhares do Sudeste.