Com domínio europeu, o ITF Beach Tennis Finals chegou ao fim no último sábado (7). A competição disputada na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, reuniu os melhores beach tenistas da atualidade.
Desta vez, os brasileiros não subiram ao lugar mais alto do pódio e viram rivais do Velho Continente serem visitantes indigestos.
Masculino
Líderes do ranking mundial, Nicolas Gianotti e Mattia Spoto se sagraram campeões. A dupla derrotou Leonardo Branco e Allan Oliveira na grande final, por 2 sets a 1, parciais de 6/7, 6/3 e 6/4.
André Baran e Michele Cappelletti, que disputam a liderança do ranking com os europeus, deram adeus à competição na semifinal justamente em derrota para Gianotti e Spoto.
Após a conquista, Spoto se emocionou e teve dificuldades para descrever o sentimento de momento.
“Não consigo descrever ainda tudo isso... Foi um jogo muito difícil, mas a torcida foi muito respeitosa, foi um prazer voltar a Brasília e conquistar mais um título, o nosso terceiro aqui. Esperamos voltar e defender o título no ano que vem”, destacou.
Feminino
Zebra? Patty Diaz e Rafa Miiller entraram no torneio como favoritas, já que lideram o ranking e têm vencido boa parte das últimas competições do circuito. A venezuelana e a brasileira, no entanto, foram surpreendidas por duas italianas.
Ninny Valentini e Giulia Gasparri conquistaram o título com um 4/6, 6/0 e 6/1 no placar. A dupla europeia buscou a virada para sair campeã.
"Depois de uma temporada muito difícil, em que superamos muitas coisas, não sei nem o que dizer, só que estou muito feliz com esse título”, celebrou a campeã Ninny.
Rafa Miiller, no entanto, teve dificuldades extras no jogo. A brasileira entrou em quadra contundida, após “travar” a coluna na semifinal.
Premiação
Uma premiação de 100 mil dólares (R$ 606 mil) foi distribuída ao longo de toda a competição. As duplas vencedoras embolsam, cada uma, 15 mil dólares (R$ 90,9 mil).