João Fonseca não teve queda no ranking ATP mesmo com as duas derrotas seguidas na Europa. Com a atualização da classificação, feita pela Associação dos Tenistas Profissionais nesta segunda (4), o brasileiro manteve a 65ª posição e abriu caminho para subir, a depender do desempenho no Masters 1000 de Roma. Enquanto isso, Bia Haddad Maia saiu do top 20 pela primeira vez após um longo período de tempo.
O brasileiro de 18 anos vem da eliminação da segunda rodada no Masters de Madri e a queda precoce na estreia do Challenger de Estoril. Contudo, por conta da movimentação dos atletas, ele acabou mantendo a colocação. Com isso, Fonseca pode seguir o caminho da ascensão no saibro italiano.
No entanto, as notícias não são só positivas. Com a atualização, Thiago Monteiro saiu da posição 94, caiu 12 lugares e assumiu a 106ª colocação. Com isso, o Brasil volta a ter só um tenista entre os 100 melhores do mundo.
Bia Haddad sai do top 20
Após sequência de maus resultados, Bia Haddad Maia deixou o top 20 do ranking WTA depois de oito meses. A atleta brasileira, que estava com a 19ª colocação na última semana, caiu para a 22ª.
Haddad figurava neste grupo desde 9 de setembro do ano passado, quando fez quartas de final do US Open.
Nos últimos 11 jogos, ela enfrentou 10 derrotas e apenas uma vitória. No Masters de Madri a paulista mostrou reação e avançou uma fase, contudo, não conseguiu repetir o feito na fase seguinte.
Outros brasileiros
Thiago Wild caiu sete posições e assumiu a 120ª posição. Felipe Meligeni também teve queda e agora é o 123º tenista do mundo.
Laura Pigossi, a 2ª melhor brasileira, subiu 16 posições e assumiu a 167ª.