João Fonseca será o brasileiro mais jovem a entrar no top 50 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Com os resultados alcançados em Wimbledon, ele garantiu a 48ª posição, superando Gustavo Kuerten, o Guga.

João assumiu a posição após a derrota de Marin Cilic para o italiano Flavio Coboll nas oitavas de final de Wimbledon, na última segunda-feira (7 de julho). O croata era o único que podia ameaçar a posição de Fonseca.

O ranking será oficialmente atualizado na segunda-feira (14 de julho), logo após o fim da competição na grama inglesa. Contudo, já é certo que o carioca de 18 anos fará parte dos 50 melhores tenistas do mundo. Em 1997, Guga, aos 20 anos, saltou mais de 40 posições ao conquistar Roland Garros, passando do 66º para o 15º lugar.

Em 2024, Fonseca consolidou seu nome como um dos grandes atletas da próxima geração do tênis. Nos primeiros três meses do ano, ele conquistou três títulos e teve campanhas de destaque.

O brasileiro encantou o mundo no Australian Open ao vencer Andrey Rublev, conquistou o título do ATP 250 de Buenos Aires e firmou seu espaço no circuito.

Além disso, o jovem ainda levou o título do Challenger de Phoenix, em março, e obteve bons desempenhos no Masters 1000 de Miami, Roland Garros e Wimbledon.