Uma explosão na usina da ArcelorMittal Tubarão, que fica entre Vitória e Serra, na Grande Vitória, no Espírito Santo, assustou moradores de vários bairros da região na tarde deste domingo (17). Segundo relatos, houve um forte barulho parecido com o estrondo de um trovão e fogo foi visto dentro da unidade.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a fumaça e vários pontos de fogo na área da siderúrgica, no complexo de Tubarão. Algumas pessoas na região disseram ter sentido a estrutura de seus imóveis tremerem durante o ocorrido. A ArcelorMittal informou que não houve vítimas.

O que aconteceu

O incidente aconteceu por volta das 15h deste domingo (17) na unidade chamada Tubarão, que fica no Distrito Industrial de Serra, na região netropolitana de Vitória. Segundo a ArcelorMittal, um blackout na usina afetou a Central Termelétrica e gerou um "barulho intenso", que foi ouvido em um raio de 30 km, pelo menos.

"Meu prédio tremeu todo", segundo um usuário do X, identificado como Filipe. "Aqui em casa tremeu tudo", relatou a usuária identificada como Gabriela, moradora do Jardim Camburi, próximo ao porto - a 13 km de distância da usina.

A empresa informou à reportagem que não houve vítimas no incidente. "Todas as medidas estão sendo tomadas voltadas a segurança das pessoas, meio ambiente e estabilidade dos processos. Os órgãos ambientais já foram informados", disse, em nota.

Sobre o fogo visto em alguns vídeos, a empresa afirma que é um sistema de segurança chamado "bleeder, dispositivos que realizam a queima controlada dos gases em caso de falha".

A unidade Tubarão é responsável pela fabricação de placas e bobinas de aço para os mercados da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. A estrutura da indústria foi fundada em junho de 1976 como Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). O início de suas atividades aconteceu em novembro de 1983. (Com Uol/Folhapress)

*Matéria atualizada às 18h07