Com o fim do ano se aproximando, muitos pais começam a pensar em como manter os filhos entretidos de forma produtiva durante as férias escolares. Esse período é certamente aguardado com entusiasmo pelas crianças, mas pode ser desafiador para as famílias que, em muitos casos, não sabem o que fazer para entretê-los. No entanto, é possível unir diversão e aprendizado com a realização de atividades que estimulem a criatividade, o raciocínio e o senso de colaboração.
“As férias são um momento perfeito para relaxar, mas também oferecem oportunidades incríveis para as crianças continuarem aprendendo de maneira leve e divertida. O conceito de Edutainment – que une educação e entretenimento – é uma excelente maneira de manter a mente ativa enquanto se diverte, e incentivar a explorar o mundo de forma lúdica e enriquecedora,” explica a gerente de formação da International School, Ana Maria Menezes.
Confira outras dicas da especialista para incentivar atividades educativas em casa:
1. Diário de férias, registros e histórias
Atividades como a criação de diários de férias ou o registro de experiências em vlogs desenvolvem a criatividade e a capacidade narrativa, além de estimular a escrita e habilidades tecnológicas. Invista em momentos de contação de histórias em família ou na produção de quadrinhos que despertem a imaginação e promovam conexões afetivas.
2. Jogos educativos
Xadrez, jogos de tabuleiro, maratona de perguntas e respostas, quebra-cabeças e até uma caça ao tesouro temático, podem transformar momentos de lazer em uma oportunidade para aprender sobre estratégia, raciocínio lógico e curiosidades gerais.
3. Experimentos científicos e tecnológicos
Já os experimentos científicos e tecnológicos, como criar vulcões de bicarbonato ou explorar conceitos de robótica básica, são uma forma de aguçar a curiosidade e incentivar o interesse por ciências e tecnologia desde cedo.
4. Faça você mesmo
Para quem gosta de atividades manuais, realizar momentos de colocar a mão na massa e fazer coisas do zero é uma maneira de engajar as crianças e adolescentes e desenvolvê-los no entendimento de que se tem começo, meio e fim, consciência de processos, além de estimular a criatividade e coordenação motora, promovendo as habilidades manuais. Oficina com materiais recicláveis, hortas ou sessões de culinária em família são formas divertidas de desenvolver habilidades práticas e explorar conceitos de sustentabilidade e ciência de forma concreta.
5. Conteúdos educativos
Não podemos esquecer o poder dos conteúdos educativos – documentários, livros interativos e aplicativos gamificados são ferramentas valiosas para ampliar o conhecimento.
6. Passeios e viagens
Visite feiras, parques e eventos culturais na sua cidade para aprender sobre história, arte e cultura de forma prática e divertida. Além disso, muitos museus oferecem tours virtuais gratuitos.
7. Exploração de música e ritmo
Incentive o uso de instrumentos musicais ou aplicativos para criar músicas, ensinando conceitos de ritmo e criatividade. Com tantas opções, as férias podem ser não apenas divertidas, mas também um período de descobertas e aprendizados inesquecíveis para toda a família.